7. A hemofilia é uma herança ligada ao X. Patrícia é uma mulher de fenótipo normal, filha de um homem hemofílico. Ela é casada com Pedro, um homem de fenótipo normal também. É possível que o casal tenha crianças hemofílicas? Qual seria o genótipo e sexo dessa criança?
Soluções para a tarefa
A partir da análise da questão, nós concluímos que esse casal pode ter sim crianças hemofílicas, a criança será um menino ().
- Mas como saber disso ?
A questão nos disse que a hemofilia é uma herança ligada ao sexo (presente apenas no cromossomo X), nos diz que Patrica é uma mulher de fenótipo normal, entretanto, filha de um homem hemofílico. E é casada com Pedro, um homem de fenótipo normal. Dito isso, nos pergunta se esse casal pode ter crianças hemofílicas, e se sim, qual seria o genótipo e sexo dessa criança.
- Qual o primeiro passo para resolvermos essa questão ?
Vamos em primeiro lugar anotar os genótipos e fenótipos de indivíduos com essa doença, a mulher possui 2 cromossomos X e o homem possui um cromossomo X e outro Y, essa doença está presente apenas no cromossomo X e é recessiva, sendo assim, uma mulher sem essa doença, pode ser dada por 2 genótipos, são eles :
- O homozigoto dominante (representado por )
- O heterozigoto (representado por )
- E uma mulher com essa doença ?
Uma mulher com essa doença, precisa ter os 2 cromossomos X afetados, sendo assim, será dada pelo genótipo homozigoto recessivo (representado por )
- E um homem com essa doença ?
O homem por possuir apenas um cromossomo X, se ele estiver afetado, o homem já apresentará o fenótipo de uma pessoa hemofílica. Dessa maneira, um homem com essa doença será dado pelo genótipo
- E um homem sem essa doença ?
Será dado pelo genótipo , isso porque obrigatoriamente, não pode possuir o cromossomo X afetado.
Sabendo dessas características, vamos resolver a questão :
A partir do momento que a questão nos fala que Patrícia é uma mulher de fenótipo normal , porém filha de um homem hemofílico, indiretamente, nos disse que ela possui o genótipo heterozigoto, isso porque independentemente da mãe ser heterozigota ou homozigota dominante, Patrícia recebeu um cromossomo X afetado do pai.
- Sendo a mãe de Patrícia heterozigota :
Desse cruzamento, nós percebemos que duas meninas foram geradas, uma é hemofílica () e a outra não (), como Patrícia é não hemofílica, obrigatoriamente possui o genótipo heterozigoto.
- Sendo a mãe de Patrícia homozigota dominante :
Desse cruzamento, nós percebemos que as duas meninas geradas são não hemofílicas heterozigotas, portanto, concluímos que esse é o genótipo de Patrícia
- Como descobrimos os genótipos do casal, vamos fazer o cruzamento e descobrir se esse casal pode ou não ter crianças hemofílicas :
Como visto pelo cruzamento, de 4 crianças (duas meninas e dois meninos), 3 são normais e apenas 1 menino é hemofílico cujo genótipo é
Logo, concluímos que esse casal pode ter crianças hemofílicas, que seria um menino de genótipo .
Para mais exercícios semelhantes, acesse :
https://brainly.com.br/tarefa/41684830
https://brainly.com.br/tarefa/41728136
Bons estudos e espero ter ajudado