7) A fronteira do México com os Estados Unidos tem protagonizado distintos processos de natureza social, econômica e espacial. Sobre essa realidade, considere as seguintes afirmativas: 1. Observa-se um intenso processo migratório ilegal do México com destino aos Estados Unidos, desencadeando ações radicais por parte do governo americano, como construção de um muro para marcar a fronteira e dificultar o ingresso de migrantes clandestinos nos EUA. II. Há uma importante relação industrial entre os dois países, sobretudo por meio da ação das maquiladoras, indústrias americanas instaladas do lado mexicano que se aproveitam de isenções tarifárias, importam componentes dos Estados Unidos, executam a montagem dos produtos utilizando-se do baixo custo da mão de obra mexicana. III. Os problemas existentes entre ambos os países podem ser atribuídos à separação física estabelecida por essa fronteira: o México compõe a América Central e os Estados Unidos a América do Norte. IV. A importância da fronteira entre EUA e México em relação à migração e ao processo de localização das maquiladoras se justifica pelo fato de as maiores cidades mexicanas estarem localizadas na região de fronteira, inclusive a capital, Cidade do México. Assinale a alternativa correta: a) Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras. b) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. c) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. d) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Soluções para a tarefa
Resposta:Sobre essa realidade, as afirmaçõe são, respectivamente: V - V - F - F - V.
Explicação:
A fronteira do México com os Estados Unidos tem protagonizado distintos processos de natureza social, econômica e espacial.
A vida na fronteira entre os Estados Unidos e o México causou uma mistura de culturas, atitudes, tradições e diferentes modos de vida. O que causou diferenças entre as populações dos estados de fronteira e os outros estados pertencentes a esses países.
A faixa de 3.200 quilômetros que marca a fronteira entre o México e os Estados Unidos é uma área de passagem, de intensa atividade comercial por meio da ação das maquiladoras, indústrias americanas que se aproveitam de isenções tarifárias.
Além disso, é um dos cenários da cruzada do presidente Trump contra a imigração do sul, desencadeando ações radicais, como a construção de um muro para marcar a fronteira e dificultar o ingresso de migrantes clandestinos nos EUA.
Os problemas existentes entre ambos os países têm antecedentes históricos desde há algumas décadas, e básicamente foram originadas pelo grande narcotráfico desde México para EUA.