6ª QUESTÃO
A presença da educação jesuíta no Brasil foi questionada no Século XVIII pelo governo despótico do Marquês de Pombal (1750 a 1777). Um dos fatores que levou os jesuítas a serem expulsos do Brasil foi a busca de implantar um governo fundado na racionalidade e no desenvolvimento da colônia portuguesa. Assinale a alternativa que responde à seguinte questão: Como a educação, segundo as medidas pombalinas, poderia contribuir para isso?
ALTERNATIVAS
Valorizando as ciências humanas, principalmente a filosofia e a teologia. Abolindo os temas voltados ao campo das ciências exatas e exaltando a espiritualidade.
Valorizando as ciências exatas e o conhecimento das ciências naturais. A intenção do governo pombalino era preparar o Brasil para um desenvolvimento econômico, no qual a educação prepararia para as atividades práticas.
Retirando os jesuítas e mantendo o controle da Igreja Católica sobre a produção do conhecimento. Assim, a Igreja seria ainda a única que poderia ministrar a educação no território colonial.
Valorizando a doutrina conservadora e medievalista e mantendo a fidelidade ao Papa, mesmo que isso significasse um enfrentamento da autoridade do Rei de Portugal.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
a resposta é Valorizando as ciências exatas e o conhecimento das ciências naturais. A intenção do governo pombalino era preparar o Brasil para um desenvolvimento econômico, no qual a educação prepararia para as atividades práticas.
Perguntas interessantes
Informática,
10 meses atrás
Ed. Física,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás