Psicologia, perguntado por leooleooleo, 10 meses atrás

[60 pontos] Eu fico muito agitado durante os simulados que faço do enem e vestibulares similares. Isso atrapalha muito meu desempenho em pensar, fazer conta, desenvolver um raciocínio etc... Queria que me recomendassem uma técnica de controle emocional durante a prova ou algo parecido. Desde já fico grato.

Obs: se for vir aquir responder coisas do tipo “ah se acalme” “pense em outras coisas” etc... não responda pf.


Usuário anônimo: fitoterápico maracujina... é sério. ao menos pra mim funciona.
leooleooleo: Mas ai n fica mt lerdo n ?

Soluções para a tarefa

Respondido por srjonylima
1

Isso acontecia comigo também na época do terceirão. Eu ficava muito ansioso nos simulados e acabava errando questões que eu sabia, por causa desse nervosismo.

Então comecei a pesquisar medidas que eu podia tomar antes e durante as provas, de preferência que não fossem remédios, bebidas, essas coisas...

Por isso aqui vão 5 pontos que provavelmente vão te ajudar.

.

1) Uns 90% da ansiedade se concentram naqueles primeiros minutos de prova (quando o fiscal diz 'podem começar') até o momento em que você faz as primeiras questões. Por isso, é de FUNDAMENTAL importância que você não comece a fazer a prova desesperadamente assim que for liberado. Faça o seguinte: quando estiver pronto a começar, não abra o caderno de questões. Fecha os olhos, inspira e expira LENTAMENTE por uns 30 segundos. Nesse momento nosso coração bate bem rápido pela ansiedade, então vc parar e dar essa respirada vai ajudar muito, já que a respiração e os batimentos cardíacos irão voltando ao normal.

.

2) Você tem que conhecer bem a prova. Isso eu demorei pra entender na época, mas depois que eu compreendi, fiquei muito mais tranquilo na hora dos simulados e dos próprios dias de prova. O que isso significa? Isso significa que você tem que dominar TUDO que se refere à prova, ou seja, saber quantas questões serão, quantas matérias, quanto tempo você tem por questão, qual é o estilo de questões, quantas questões pode errar no máximo... Resumindo: se você "dominar" o terreno no qual vai andar, se sentirá muito seguro. Por experiência própria eu sei que uma das coisas que nos deixa mais nervosos é abrir o caderno de questões esperando uma bomba, sem saber que tipo de coisa vamos encontrar, que tipo de questãos vamos encontrar. Por isso, quando você chega na hora já sabendo tudo o que precisa, fica muito mais fácil dominar tua emoção. Quando eu fazias os simulados do Enem, eu já ia sabendo que eu ia começar por tal matéria, que eu podia demorar só 3 minutos, que eu encontraria tais assuntos, etc. Isso me ajudava a tranquilizar, pois não seria pêgo de surpresa.

.

3) Fazer pausas é essencial. Embora nosso foco na prova seja ganhar tempo, isso não significa ter pressa, mas sim eficiência. Se você é daquelas que leem rapidão o enunciado mas depois percebe que não entendeu nada, isso é pra vc. Por isso, em relação às pausas, o conselho é que você leia lentamente mas com suma atenção, de preferência começando já pelo comando da questão e depois volte ao começo da pergunta. Além disso, uma atitude que eu comecei a adotar nas provas e deu SUPER certo foi de dividir o tempo da prova em 3 partes. Entre essas 3 partes, eu faço 2 "intervalos", nos quais eu vou ao banheiro. Pq eu fazia isso? Simples: primeiro que eu descansava minha vista naquele caminho da sala até o banheiro. Segundo porque eu respirava um ar fresco. Terceiro e mais importante: lavava meu rosto na pia, ficava uns 40 segundos me olhando no espelho e refletindo. Além de renovar minha força e dar motivação por um instante, faz com que o cérebro vá pensando em resoluções de questões que ainda não consegui responder. Lembre: fazer pausas é fundamental.

.

4) Eu sei que essa quarta dica pode parecer besta, mas a mim ajudou muito. Ela é: seja uma das primeiras a entrar na sala e fique reparando em tudo o que acontece.  Desde as pessoas que chegam até a cor da cadeira em que você vai ficar sentada por horas. Fazendo isso, você vai criar uma certa "intimidade" com o local, tornando o ambiente menos estranho. Passar 5 horas num lugar com pessoas desconhecidas faz com que a gente fique um pouco intimidado, mas se você for uma das primeiras pessoas a chegar e ir "se acostumando" ao ambiente, vai se tranquilizar um pouco, abaixando a ansiedade. Creio que uma das piores coisas é chegar em cima da hora nas provas, pois isso já nos estressa mesmo antes de iniciar o exame.

.

5) Minha última e grande dica é um pouco intrapessoal, mas muitíssimo importante: faça uma meditação/momento a sós, ou como queira chamar. Se você for religiosa, melhor ainda, mas se não, o importante é focar na tua mente. Você precisa lembrar que aquela prova não é o fim do mundo, que não é a última chance que você terá, que aquilo é apenas um processo, que você é melhor do que era ontem. Essa meditação antes de entrar na sala é um dos pontos mais importantes que eu considero. Ao mesmo tempo em que não digo que é pra termos "dó" de nós mesmos, precisamos também relaxar. Se você entrar na sala da prova já pensando que você não sabe nada, que você vai errar todas as questões de física, que você não se dedicou suficiente, teu cérebro já vai te pregar uma peça. Por isso, antes mesmo de entrar na sala, tome esse tempo só com você mesma. Eu mesmo sou daqueles que gosta de levar os cadernos e ficar revisando até o último segundo, e enquanto faço isso, vou orando pro meu Deus (sou cristão, mas não digo que você precise fazer isso), e isso me trazia uma tranquilidade enorme.

. (espero ter ajudado, fiz o meu melhor hehe). Bjs!


leooleooleo: Obrigado, amigo !! Vou testar tudo, espero que de certo. Mais uma vez obrigado pelo tempo !!!
Perguntas interessantes