6 – (UPF 2011) O teste de paternidade, também chamado de teste de DNA, é feito com base em certos trechos do DNA, cujas sequências especiais de nucleotídeos são exclusivas para cada pessoa e transmitidas de pais para filhos, de acordo com a herança mendeliana. Este teste permite confirmar a paternidade com 99,9% de certeza, comparando-se o DNA da criança, da mãe e dos prováveis pais.
Analise os resultados abaixo referentes ao teste realizado em uma determinada situação de confirmação de paternidade.
Com base neste resultado, assinale a alternativa correta:
a) Tanto o suspeito 1 quanto o 2 poderiam ser o pai desta criança.
b) O pai da criança é o suspeito 1.
c) Nenhum dos suspeitos poderia ser pai desta criança.
d) O pai da criança é o suspeito 2.
e) Esta criança não pode ser filha desta mãe.
Soluções para a tarefa
Resposta:
b) O pai da criança é o suspeito 1.
Analisando a figura fornecida e a coincidência das bandas entre ambos os suspeitos e a criança, verifica-se que o suspeito 1 é o pai da criança. Letra B.
Como acontece a análise de paternidade?
Para realizar análise de paternidade são consideradas e comparadas as distribuições dos fragmentos de DNA, os quais são obtidas através de coleta de sangue, fios de cabelo ou saliva.
De acordo com as leis mendelianas, estes fragmentos são herdados pelos pais, de modo que 50% são de origem materna e os outros 50% de origem paterna.
Portanto, uma crianção deve ter obrigatoriamente as características de um ou de outro. E por isso, o suspeito 2 não pode ser pai da criança, pois a terceira banda, por exemplo, não está presente nele nem na mãe, estando no entanto, presente na criaça e no suspeito 1.
Para saber mais sobre os testes de paternidade, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/32493692