História, perguntado por christianceresoli, 8 meses atrás

6) (UNIOESTE - 2012) Segundo o historiador Hector Bruit “A África foi, provavelmente, o continente que mais sofreu com a devastadora ação do imperialismo, talvez porque fosse o mais débil ou, ao contrário, como aconteceu em algumas áreas, a resistência que opôs significou um esmagamento maior.” BRUIT, Héctor. B. O imperialismo. São Paulo, Atual, 1994, p.15. A respeito das relações que se estabeleceram entre a Europa e o continente africano no final do século XIX, é correto afirmar que:
10 pontos
A) o Congresso de Berlim, que reuniu diversas nações europeias como França, Inglaterra, Portugal, Alemanha e Bélgica marcou o início de um processo de dominação política e econômica que destruiu a soberania dos povos africanos nas últimas décadas do século XIX.
B) o continente africano era formado exclusivamente por povos primitivos que viviam da caça e da pesca.
C) a debilidade cultural dos povos africanos permitiu que os europeus dominassem e partilhassem o continente sem resistência.
D) movidos pela curiosidade antropológica e pelos valores cristãos os belgas criaram em suas colônias uma forte integração social e cultural entre brancos e sul-africanos.
E) a ação colonizadora e imperialista europeia no continente africano promoveu o desenvolvimento econômico e social de diversos países da África, dentre eles se destacam a Somália e Uganda.

Soluções para a tarefa

Respondido por missdeborapink
6

Resposta: Alternativa A

Explicação: Bons estudos!

Perguntas interessantes