História, perguntado por ronaldoneiva6518, 11 meses atrás

6(Unesp-SP) Um autor do século VI assim descreveu o rei Átila, que, comandando os hunos, chegou às portas de Roma:"Homem vindo ao mundo em um entrechoque de raças, terror de todos os países, não sei como eie semeava tanto pavor, a nõo ser peta ligação que se fazia de sua pessoa com um sentimento de terror. Tinha um porte altivo e um olhar singularmente móvel, se bem que cada um de seus movimentos traduzisse o orgulho de seu poder. [...] sua pequena estatura, seu peito largo, sua cabeça grande, seus olhos minúsculos, sua barba rola, sua cabeleira eriçada, seu nariz muito curto, suo tez escura eram sinais de suas origens."(Jordanes. Getica XXXV (c. 551). citado por Jaime Pinsky (Org.).0 modo de produção feudol, 1982.)Ao representar Átila, que imagem dos bárbaros o autor transmite? d dl/hi

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
47

Ao representar Átila o autor transmite a mensagem de que os bárbaros são resultado da união de povos de diversas etnias (representado pela afirmação de que Átila veio de um "entrechoque de raças"), que se portavam de modo valente e que transmitiam, somente pela sua presença, um sentimento de medo.


Com isto ele quer demonstrar que os bárbaros eram estranhos e perigosos, tanto fisicamente, cuja imagem composta de elementos bastante desarmônicos faz lembrar uma figura quimérica (conjunto de fatores que é o principal foco do trecho) quanto socialmente diferentes dos romanos, de modo que se comportavam de um modo estranho, orgulhoso e ameaçador.

Perguntas interessantes