6. (UFSCar) A razão de ser dos carneiros é fornecer leite e là; a dos bois é lavrar a terra; e a dos cães é defender os carneiros e os bois dos ataques dos lobos. Se cada uma destas espécies de animais cumprir a sua missão, Deus protegê-la-á. Deste modo, fez ordens, que instituiu em vista das diversas missões a rea- lizar neste mundo. Instituiu uns- os clérigos e os monges para que rezassem pelos outros e, cheios de doçura, como as ovelhas, sobre eles derramassem o leite da pregação e com a là dos bons exemplos lhes inspirassem um ardente amor a Deus. Instituiu os camponeses para que eles - como fazem os bois, com o seu trabalho - assegurassem a sua própria subsis- tência e a dos outros. A outros, por fim - os guerreiros -, insti- tuiu-os para que mostrassem a força na medida do necessário e para que defendessem dos inimigos, semelhantes a lobos, os que oram e os que cultivam a terra. (Eadmer de Canterbury, século XI.)
a)Identifique o contexto histórico no qual as ideias defendidas pelo autor desse documento se inserem.
b) Justifique a relação do documento com o contexto histórico especificado.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
A)O contexto histórico é o feudalismo
B)O documento faz referência a relação de trabalho do feudalismo: bellatores, laboratores e oratores.
Usando a analogia do cão, boi e carneiro
Explicação:A relação dos três poderes feudais bellatores, laboratores, e oratores.
Respectivamente os guerreiros que defendiam os camponeses e os feudos, os trabalhadores que trabalhavam para os guerreiros e os oratores, e os oratores que rezavam para os camponeses e guerreiros.
Formando assim uma relação social entre as três classes que foi referenciada usando a analogia dos cães, carneiros e bois.
Perguntas interessantes
Português,
3 meses atrás
Sociologia,
3 meses atrás
ENEM,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Matemática,
3 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás