6. (UFRJ) A figura a seguir mostra como é feita a vasectomia, um procedimento cirúrgico simples que envolve a interrupção dos vasos deferentes. Essa interrupção impede que os espermatozóides produzidos nos testículos atinjam a uretra, tornando os homens inférteis. A vasectomia não inibe o ato sexual. Para que um homem se mantenha sexualmente ativo, é preciso que haja produção e secreção do hormônio testosterona. A testosterona, que também é produzida nos testículos, é responsável pela indução do desejo sexual (libido) e é também necessária para que ocorra a ereção do pênis. Por que a vasectomia não bloqueia os efeitos da testosterona, uma vez que esse hormônio também é produzido nos testículos? Vasos deferentes Local da vasectomia Testículos Bolsa escrotal
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
67
Olá!
A vasectomia compreende um processo cirúrgico que envolve o corte dos canais deferentes dos testículos.
Dessa forma, o espermatozoide não consegue chegar até o meio externo, já que o canal está interditado.
Todavia, a produção de testosterona é realizada pelas células de Leydig, que enviam o hormônio para a corrente sanguínea, constituindo um meio endócrino (e não um meio exócrino de liberação hormonal).
Respondido por
30
Resposta: Porque como todo hormônio, a testosterona é liberada diretamente no sangue; por esse motivo, ela continua atuando normalmente sobre as células mesmo após a interrupção (corte) dos vasos deferentes.
Perguntas interessantes
Química,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás