6 – (UEPB/2010) – Entre 1912 e 1916, ocorreu uma revolta camponesa num território entre o Paraná e Santa Catarina. A Guerra do Contestado teve um forte cunho social e colocou o sertanejo analfabeto e místico no centro dos acontecimentos. Assinale a alternativa INCORRETA.
a) Contrariando a Lei de Terras de 1850, camponeses foram expulsos de suas terras para que a Brazil Railway Company construísse uma estrada de ferro entre São Paulo e o Rio Grande. Isto contribuiu fortemente para as revoltas que se seguiram.
b) A questão no Contestado não foi a insatisfação camponesa e sim a disputa por um território, rico em ervais nativos, entre Santa Catarina e Paraná, que armavam grupos e concediam terras a colonos para garantir a ocupação da área em litígio.
c) O messianismo é forte característica do Contesta. Os sertanejos criam num mundo melhor com a vinda de um salvador. Os “monges” João Maria D´Agostini e João Maria de Jesus pregavam o desprezo aos bens materiais, faziam profecias e criticavam o regime republicano.
d) Derrotados, os sertanejos renderam-se às forças legalistas. Uns foram enviados ao Paraná para fazer roçados ou coletar mate e outros foram presos em campos de concentração ou em colônias agrícolas. Muitos foram assassinados para desencorajar futuros movimentos.
e) Os rebeldes do Contestado adotavam a tática de guerrilha e aproveitavam os acidentes do terreno para armar emboscadas. Eram excelentes esgrimistas e usavam uma rede de “espiões” que traziam informações sobre a movimentação das forças legalistas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e) Os rebeldes do Contestado adotavam a tática de guerrilha e aproveitavam os acidentes do terreno para armar emboscadas. Eram excelentes esgrimistas e usavam uma rede de “espiões” que traziam informações sobre a movimentação das forças legalistas.
A respeito da Guerra do Contestado, uma revolta camponesa que tinha como objetivo fugir da miséria social e que foram derrotados pelas forças governistas, a alternativa incorreta sobre o movimento é a letra E).
Guerra do Contestado
Entre 1912 e 1916 ocorreu um movimento messiânico na região Sul do Brasil, onde seus participantes tinham como objetivo fugir da miséria social e da opressão pela qual o Estado os submetia.
O movimento formado majoritariamente por camponeses pobres, sem experiência militar, liderados por José Maria, foi dizimado por forças policiais e jagunços da região.
O movimento foi condenado por acusação de ser monarquista, porém, foi dizimado de fato por ocupar terras de interesses de madeireiras e indústrias ferroviárias de Santa Catarina e Paraná.
Saiba mais sobre "Guerra do Contestado" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5058095
#SPJ2