Sociologia, perguntado por matheusganginip8p42f, 9 meses atrás

6. Segundo Karl Marx, a sociedade capitalista conhece basicamente duas classes: a burguesia e o proletariado. Na abordagem marxista, como se dá a relação entre elas?
a) As duas classes estão em harmonia. Ambas se complementam em um processo produtivo: os burgueses oferecem empregos, enquanto os proletários trabalham contribuindo para o progresso da civilização.
b) Essas duas classes estão em luta. Enquanto os burgueses tentam exercer sua dominação sobre o proletariado, estes procuram resistir e fugir dessa relação de opressão.
c) As duas classes estão em relação de solidariedade orgânica. O capitalismo surge em uma sociedade moderna, marcada por uma complexa divisão do trabalho. Longe de produzir desagregações, essa complexidade favorece a coesão social devido à dependência mútua de todos os indivíduos.
d) As classes sociais estão em processo de fusão. Devido à mundialização do capital, não haverá mais classes sociais. Todos serão híbridos de empreendedores e trabalhadores, em uma sociedade regulada pelo mercado
7. (Uenp 2011) “A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se consolidam a partir de agentes e processos que lhes dão forma histórica concreta. Os países da América Latina moldaram, dos tempos coloniais até hoje, expressões desses fenômenos sociais que, embora apresentem as peculiaridades de cada contexto, compartilham altos níveis de pobreza e desigualdade que condicionam a vida política, econômica, e social.(Produção de pobreza e desigualdade na América Latina. Antonio David Cattani, Alberto D. Cimadamore (orgs.) ; tradução: Ernani Ssó. — Porto Alegre : Tomo Editorial/Clacso, 2007, p. 07.)De acordo com o texto é correto afirmar:
a) A pobreza não pode ser considerada característica presente em toda a América Latina.
b) A desigualdade social não condiciona a vida política, econômica, social ou cultural.
c) A pobreza não pode ser considerada fruto da desigualdade.
d) A pobreza e a desigualdade são construções sociais que se desenvolvem na história e por isso são absolutamente reversíveis.
8. Para o sociólogo Max Weber, as desigualdades sociais seriam resultados das posições assimétricas que os indivíduos ocupam na sociedade. Para ele, as estratificações estão nas esferas:
a) política, comportamental e jurídica
b) econômica, social e política
c) jurídica, participativa e relacional
d) pública, privada e política.
9. Marque a alternativa que informa corretamente sobre o surgimento do capitalismo no mundo.
a) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na América durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se mais dominante a partir do século XVIII.
b) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Europa durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.
c) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na África durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.
d) O capitalismo é o sistema econômico e social que surgiu na Ásia durante a Idade Média, entre os séculos XI e XV. Lentamente, ele se sobrepôs a outro sistema de produção, o feudalismo, tornando-se predominante a partir do século XVIII.
10. No sistema capitalista, a sociedade é marcada pela "tensão" entre duas classes sociais: a burguesia e o proletariado. Marque a alternativa correta.
a) A burguesia detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho.
b) O proletariado detém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia (os trabalhadores), por não possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho.
c) O proletariado é refém os meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já a burguesia, por não possuir os meios de produção, prende a sua força de trabalho.
d) A burguesia é refém do proletariado, com seus meios de produção (máquinas e equipamentos, matérias-primas, terras) necessários à produção de bens e mercadorias. Já o proletariado (os trabalhadores), por possuir os meios de produção, vende sua força de trabalho.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabipquintana
1

6) Sobre a sociedade capitalista em uma abordagem marxista podemos constar que a resposta correta é a C. Ela é compreendida como uma relação que se forma a partir do modo como as pessoas se organizam para produzir seu capital, gerando dependência mútua entre os empregadores e empregados. Atualmente o capitalismo pode ser dividido em quatro fases:

  • Comercial: controle da economia do povo através do mercantilismo;
  • Industrial: desenvolvimento tecnológico e desvalorização do trabalho;
  • Financeiro: surgiu após a segunda guerra, com o crescimento da especulação financeira, trazendo os empréstimos e financeamentos;
  • Informacional: atual, provindo do desenvolvimento da globalização e da tecnologia que temos hoje.

7) Sobre a pobreza e a desigualdade, podemos afirmar que a resposta correta é a D. Apesar das dificuldades que enfrentamos na sociedade, o quadro social referente a pobreza pode ser revertido. Ele surge na mesma medida em que o capitalismo se desenvolve, sendo que pode ser resolvido através de medidas que podem ser tomadas pelo governo. Sendo elas:

  • A implementação de uma política fiscal justa e autosustentável;
  • Aumento de serviços básicos para a população, aifm de auxiliar à todos;
  • Investimento em infraestrutura e treinamento para aumento de produtividade no trabalho.

8) Sobre as desigualdades sociais que temos, as classificações que temos são a desigualdade econômica (classe), a social (status) e a política (partido). Sendo assim, a resposta correta é a B.

Ela é fruto da herança do Brasil colonial e funciona como um ciclo que se infelizmente só se fortaleceu, sendo sustentado pela má distribuição de renda. Nela, as classes sociais altas possuem condições estruturalmente mais vantajosas do que as demais, e as pessoas que as compõem, possuem bens através do prejuízo dos demais.

9) Sobre o surgimento do capitalismo no mundo, podemos afirmar que é provindo da Europa, durante a Idade Média e ela se sobrepõe ao feudalismo, e tornando-se o sistema socioeconômico predominante em âmbito mundial. Sendo assim, a resposta correta é a B.

Durante o feudalismo, no campo, nasceram as bases materiais para a indústria e logo ocorreu a migração do comércio para as cidades. Através dessa migração surgiu a troca monetária, que foi a base do crédito e do capitalismo industial.

10) Sobre a burguesia e o proletariado, podemos constar que a primeira são os ricos que gerem os meios de produção e o proletariado realiza os  esforços do trabalho para que a burguesia lucre. Sendo assim, a resposta correta é a D.

Como é formada a desigualdade econômica?

A má distribuição de renda e riqueza entre a população gera níveis sociais distintos, pois o lucro de um sempre será através do prejuízo de outro. Neste caso, a maior parte da sociedade não possui estabilidade financeira e sofre suas consequências, enquanto a menor parte usufrui a maior parte da capital financeira presente na sociedade.

Espero ter ajudado! Que tal complementar seus estudos aprendendo mais sobre a desigualdade socioeconômica? Acesse https://brainly.com.br/tarefa/19040611

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes