6. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Residuo
produzidos 61 milhões de toneladas de residuos sólidos no Brasil. O acumulo de
Ta de Empresas de Limpeza Pública e Residuos Especiais (Abrelpe), em 2010 foram
poluir e contaminar o solo, atrai uma série de pequenos animais
das de residuos sólidos no Brasil. O acúmulo de residuos e prejudicial, pois, além de
o solo, atrai uma série de pequenos animais transmissores de doenças. Mas saber dar uma
do adequada aos residuos urbanos, industriais e dos servicos de saúde não é apenas uma questão de limpeza
Ouais são os destinos dos residuos sólidos? Esses destinos são suficientes para evitar doenças e
prejudicar o solo?
Soluções para a tarefa
A geração de resíduos sempre esteve presente em todas as atividades realizadas pelo homem. Devido a um maior contingente populacional, a geração de lixo tem aumentado cada vez mais, gerando sérios impactos ambientais. A legislação brasileira é clara sobre os procedimentos legais ao se tratar do descarte do lixo. É preciso que ao descartar os resíduos, o mesmo receba uma destinação final ambientalmente correta. Este é um dos passos necessários para alcançar o comprometimento sustentável.
Mas como geralmente não existe uma homogeneidade de resíduos, como escolher o melhor modelo de destinação final? Neste caso, é necessário conhecer o tipo de resíduos gerado e as tecnologias disponíveis na região. Profissionais do setor asseguram solucionar esse problema elevando o nível de sustentabilidade da empresa.
Ao acrescentar também o termo “ambientalmente adequado”, o conceito começa a abranger legislações vigentes no país, neste caso o Brasil. A Lei 12.305/2010 e o Decreto 7.404/2010, são as legislações mais importantes do setor no país. A Destinação Final Ambientalmente Adequada de resíduos engloba processos que vão da reutilização até a disposição final ambientalmente adequada de rejeitos. Vale lembrar que a reutilização de resíduos possuem uma vida útil e não é possível mantê-las em trânsito infinitamente.