História, perguntado por BrunaMaiia3262, 10 meses atrás

6)RELACIONE AS AFIRMATIVAS:

(A)GUERRAS DE INDEPENDÊNCIA

(B)CONSTITUIÇÃO DE 1824

(C)GUERRA DA CISPLATINA

(D)ABDICAÇÃO DE DOM PEDRO 1


( )PROVOCOU VÁRIOS CHOQUES ENTRE O IMPERADOR,OS PARLAMENTARES E A SOCIEDADE.SEU CARÁTER AUTORITÁRIO CHEGOU A SER UMA DAS RAZÕES PARA A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

( )RESULTOU NA FORMAÇÃO DA REPÚBLICA DO URUGUAI.EXTREMAMENTE IMPOPULAR,AGRAVOU AINDA MAIS A CRISE FINANCEIRA

( )APÓS O 7 DE SETEMBRO,EXISTIU RESISTÊNCIA EM VÁRIOS LUGARES DO TERRITÓRIO,COMO NO NORDESTE.COLABOROU O FATO DE OS HABITANTES DE MUITAS DAS REGIÕES BRASILEIRAS NÃO SE SENTIREM PARTE DE UMA CANÇÃO

( )A DEFESA DOS INTERESSES PORTUGUESES FEZ AUMENTAR AS MANIFESTAÇÕES POPULARES,QUE CONTRIBUÍRAM PARA O MAIOR ISOLAMENTO DO IMPERADOR

Soluções para a tarefa

Respondido por falangeindependente
98

C - PROVOCOU VÁRIOS CHOQUES ENTRE O IMPERADOR,OS PARLAMENTARES E A SOCIEDADE.SEU CARÁTER AUTORITÁRIO CHEGOU A SER UMA DAS RAZÕES PARA A CONFEDERAÇÃO DO EQUADOR

A - )RESULTOU NA FORMAÇÃO DA REPÚBLICA DO URUGUAI.EXTREMAMENTE IMPOPULAR,AGRAVOU AINDA MAIS A CRISE FINANCEIRA

Não só Uruguai como outros países colonizados pela Espanha.


B - APÓS O 7 DE SETEMBRO,EXISTIU RESISTÊNCIA EM VÁRIOS LUGARES DO TERRITÓRIO,COMO NO NORDESTE.COLABOROU O FATO DE OS HABITANTES DE MUITAS DAS REGIÕES BRASILEIRAS NÃO SE SENTIREM PARTE DE UMA CANÇÃO.

Essa foi fácil, semana passado foi o feriado de 7 de setembro, dia da constituição.

D - A DEFESA DOS INTERESSES PORTUGUESES FEZ AUMENTAR AS MANIFESTAÇÕES POPULARES,QUE CONTRIBUÍRAM PARA O MAIOR ISOLAMENTO DO IMPERADOR

Essa também é fácil, Portugal, imperador. Só pode ser D. Pedro.

D. Pedro I então, isolamento <---> abdicação, não poderia ser outra.


Respondido por eduardospagnolo
1

Respostas das afirmativas tratam sobre o Período Joanino:

  • ( B ) Provocou vários choques entre o imperador,os parlamentares e a sociedade, seu caráter autoritário chegou a ser uma das razões para a confederação do Equador.
  • ( C ) Resultou na formação da república do Uruguai, extremamente impopular, que agravou ainda mais a crise financeira.

  • ( A ) Após o 7 de setembro, existiu resistência em vários lugares do território, como no nordeste. Colaborou o fato de os habitantes de muitas das regiões brasileiras não se sentirem parte de uma canção.

  • ( D ) Defesa dos interesses portugueses fez aumentar as manifestações populares, que contribuíram para o maior isolamento do imperador.

Análise das Questões sobre a História do Brasil

  • ( B ) A Constituição de 1824 foi imposta por Dom Pedro I e nela criou o Poder Moderador, onde quando havia conflito de interesses nos poderes ou quando quando bem quisesse, poderia acioná-lo e ter a palavra final.

    Foi marcada seu caráter autoritário pelo uso de Dom Pedro I e foi uma das principais causas da Confederação do Equador (1824), revolta pernambucana que buscava a separação do Nordeste do Brasil pelas atitudes opressivas do governo, entre outras demandas.

  • ( C ) No período Joanino do Brasil, o Uruguai era nomeado como província da Cisplatina, então colônia de Portugal. Com o apoio da Argentina, a Província da Cisplatina lutou por sua independência em 1825.

    A Guerra foi entre Brasil e Argentina, e acabou com o Tratado do Rio de Janeiro, por mediação da Inglaterra, e a Independência da República Oriental do Uruguai fora reconhecida.

  • ( A ) Com uma união da aristocracia rural, os burocratas, comerciantes brasileiros e até alguns portugueses que tinham negócios com o Brasil eram contrários à recolonização dele.

    Porém algumas províncias não aceitaram o fim da relação com Portugal e promoveram resistências em vários lugares do território brasileiro, pois não havia um sentimento de nação brasileira.

    Esses movimentos foram fortemente reprimidos, o que levou o massacre dos movimentos considerados rebeldes.

  • ( D ) A relação de Dom Pedro I e a nação brasileira não era nada estável e harmônica. O imperador não tinha nenhuma vontade de esconder seu autoritarismo em seu governo.

    Os gastos da Guerra da Cisplatina, em defesa dos interesses portugueses, fizeram aumentar as manifestações populares contra o Imperador. As tensões entre a aristocracia juntamente com a população com o imperador só desgastam mais seu governo.

    Dom Pedro I abdica seu trono no Brasil e volta para Portugal, destituindo o trono de seu irmão e virando o novo imperador de Portugal.

Saiba mais sobre "Período Joanino" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49572241

Anexos:
Perguntas interessantes