6)Reescreva as frases utilizando o pronome obliquo correto no lugar dos complementos
destacados: (03 pontos)
a) Encontraram a menina em casa.
b) Você deveriam visitar minha mãe hoje.
c) Eu vi João no parque ontem.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Encontraram a menina em casa.
Encontraram-na em casa.
b) Você deveria visitar minha mãe hoje.
Você deveria visita-la hoje.
c) Eu vi João no parque ontem.
Eu o vi no parque ontem.
Explicação:
Pronome Oblíquo é aquele que sempre acompanha o verbo, ele pode ficar tanto em posição próclise (antes do verbo) em posição de ênclise (após o verbo) ou mesóclise (no meio do verbo).
a) "Encontram a menina". Quem encontra, encontra alguma coisa, encontra alguém, encontra quem? A menina. O verbo não necessita de preposição, se o verbo não necessita de preposição, o objeto é direto. Quando o verbo termina em ditongos nasais (õe, ão) ou com alguma terminação em "M". O pronome oblíquo ele vai ser NO, NA, NOS ou NAS. O verbo "encontraram" termina em M, por isso que usamos o NA.
E quanto a posição do pronome, é uma ênclise (depois do verbo) porque a regra diz que JAMAIS inicia uma frase com Pronome Oblíquo, portanto ênclise obrigatória nesse caso.
b) "Você deveria visitar minha mãe". Quem visita, vista alguém, visita quem? Visita minha mãe. O verbo não necessita de preposição, se o verbo não necessita de preposição, o objeto é direto. Mesmo caso da alternativa anterior. Quando o verbo está conjugado no infinitivo, ou seja, sua terminação é um "R", ou quando o verbo termina em S ou Z, o pronome a ser usado é o LO, LA, LOS ou LAS. O verbo "visitar" termina em R, por isso que usamos o LA.
E quanto a posição do pronome, é uma ênclise (depois do verbo) porque a regra diz que o verbo principal está conjugado no infinitivo, então nesses casos ele fica também em posição de ênclise.
c) "Eu vi João". Quem vê, vê alguém, vê alguma coisa, vê o quê? Vê o João. O verbo não necessita de preposição, se o verbo não necessita de preposição, o objeto é direto também. Como não existe caso específico para verbos com terminação em "I", o pronome a ser usado (por ser um objeto direto) é O, A, OS e AS.
E quanto a posição do pronome, é uma próclise (antes do verbo) porque a regra diz que o Pronome Pessoal "Eu" atrai o Pronome Oblíquo para próximo dele, como o "Eu" foi usado no inicio da oração, eles precisam ficar próximos. Por isso que usei "Eu o vi..."
Vale ressaltar que em casos em que houver um objeto INDIRETO, ou seja, o verbo exigir uma preposição como complemento. O pronome Oblíquo que vai ser utilizado SEMPRE é o LHE ou LHES (a depender do contexto).
Espero ter ajudado...