ENEM, perguntado por coisanenhuma, 1 ano atrás

6. Questão objetiva. Dentro do contexto do oitavo capítulo do livro-texto, que trata de Lutero e as Reformas Religiosas do séc. XVI, analise o texto que segue e depois responda ao que é proposto.



Em 1524, Martim Lutero escreveu “aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que abram e mantenham escolas públicas”. Em 1530, Lutero exortou os pais a reconhecerem sua responsabilidade e enviarem seus filhos à escola. Lutero propôs uma ampla reforma do ensino (elementar, secundário e universitário). Ele defendeu a criação de escolas públicas, que possibilitassem o estudo e a boa formação de toda a população (tanto de rapazes quanto de moças). Lutero mostrou quão relevantes seriam pais compromissados e cidadãos bem-educados para bem atuarem nos lares, na sociedade e nas administrações públicas além de se tornarem boas lideranças na Igreja.

(Disponível em: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,aos-500-anos-da-reforma-protestante-uma-proposta-etica-para-nossos-dias,70002065465)

A partir do texto acima e das informações do livro-texto, considere as assertivas abaixo.

I- Lutero defendia a educação universitária somente para filhos das classes sociais mais elevadas, tendo em vista que, na visão dele, a sociedade necessitaria de mão de obra não especializada.

II- O desejo de Lutero por uma educação universal possuía somente um foco e motivação: capacitar homens ao trabalho sacerdotal na Igreja.

III- Na época de Lutero, muitos pais relutavam em enviar seus filhos à escola, por isso o reformador exorta os pais a reconhecerem sua responsabilidade de enviar crianças à escola.

IV- Lutero, como filho da época, pensava que o ensino formal das mulheres poderia gerar um gasto desnecessário de recursos públicos e eclesiásticos.

Estão corretas as assertivas:

Peso: 1.0

somente I.

somente II.

somente III.

somente I e IV.

somente II e III.


vanessahaubert: preciso de respostas.
tlcrisneno: Preciso a resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
22

Olá,

I. Falso. Não se pode afirmar que Lutero defendia a educação universitária somente para filhos das classes sociais elevadas, visto que no excerto fica claro que ele desejava o amplo ensino público - para toda a população.

II. Falso. Lutero não desejava apenas capacitar homens ao trabalho sacerdotal na Igreja, e sim para toda a sociedade e a administração pública.

III. Verdadeiro. Na época em que viveu Lutero os pais relutavam em enviar seus filhos à escola, por isso ele lhes atribuiu responsabilidade.

IV. Falso. No trecho apresentado fica claro que Lutero desejava o ensino público irrestrito, ou seja, tanto de rapazes quanto de moças.

Somente a III é verdadeira.

Abraços!

Perguntas interessantes