6. Quando um átomo não é estável eletronicamente, tende a adquirir estabilidade. Em geral, como isso ocorre?
Soluções para a tarefa
Átomos estáveis são os que possuem 8 elétrons na última camada. Se o átomo só tiver um ou duas camadas, só a camada K ou a K e a L, na primeira camada, ele pode se estabilizar com dois elétrons, perdendo elétrons na segunda camanda e, em alguns casos, com oito na segunda.
Para que isso ocorra, ele "procura" mais elétrons ou ele "doa" mais elétrons, depende do elemento. Outros podem compartilhar elétrons entre si, cada um "usando" o do outro.
Então, para que um átomo se estabilize eletronicamente, ele deve perder elétrons para outros elementos que precisem da mesma quantia de elétrons, ganhar elétrons de outros que precisam perder a mesma quantia de elétrons (ambas são chamadas ligações iônicas) ou compartilhar elétrons com elementos que também precisem da mesma quantia de elétrons (chamada ligação covalente). Também existem mais formas de ganhar elétrons, mas as mais comuns e simples são essas.
Resposta:
Explicação:
isso ocorre atraves do compartilhamento de eletrons da camada de valencia de um atomo que nao atingiu o octeto para outro que tem que atingilo para se tornar estavel atraves do recebimento de eletrons