6) Quando podemos falar que o solo está fértil, pronto para o plantio?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Quando compramos aquela terra vegetal em lojas de jardinagem, na maioria dos casos ela já está adubada, com um PH balanceado (saiba mais sobre o PH clicando aqui), prontinha para uso por serem previamente preparadas para o plantio.
Mesmo assim, às vezes, precisamos ajusta-las para usarmos em plantas que precisem de um substrato mais específico. Como é o caso dos cactos, que preferem solo arenoso, com maior porosidade e capacidade de drenagem da água. Agora se você não vai plantar em vaso, vai plantar direto na terra mesmo pois possui esse cantinho. Então antes é bom analisar que tipo de terra você dispõe no seu terreno. Vamos conhecer os tipos básicos de solo agora.
Análise de solo
Afinal, do que é feito um solo?! Ele é composto por matéria orgânica, matéria mineral, água e ar. Agora todo solo é igual? Não, e é sobre isso que vamos falar. Se não, você pode escolher aquela plantinha linda, planta-la, e ela não vai para frente. Saiba que as plantas evoluíram em regiões diferentes e com solos diferentes. Para plantas de terra, verifique qual o tipo de solo ideal antes de planta-la. Que tipo de solo ela gosta. E saiba que nem todas aceitam a terra, como é o caso das epífitas, mas isso é assunto para outra matéria. Acompanhem o blog.
OS TIPOS BÁSICOS DE SOLO
Terra preta ou marrom: solo muito encontrado nas áreas de florestas e matas, na camada superficial do solo. É rica em matéria orgânica, pois animais morrem na floresta e, troncos e folhas caem das árvores. Esses materiais vão se decompondo no solo, sendo considerado por isso o melhor tipo de terra. Tem boa retenção de ar e umidade.
Terra vermelha: essa é uma terra rica, porém tem menor qualidade em relação à terra preta ou marrom. Ela é argilosa trazendo na composição alumínio, magnésio, ferro, potássio, lítio e outros elementos. Esse substrato tem como inconveniente a sua maior facilidade de compactação, e isso vai dificultar a circulação do ar e da água através do solo. Para corrigir isso podemos adicionar condicionares que tornem a mistura mais porosa e enriquecer esse solo com matéria orgânica.
Terra amarela: esse solo é amarelado por não possuir argila e matéria orgânica, mas sim areia. É uma terra pobre, uma vez que não consegue reter água e nem sais minerais. Quando nos deparamos com esse solo precisamos corrigi-lo com adição de outro tipo de solo. Podemos adicionar os de terra vermelha ou terra preta/marrom. Além de adubos e matéria orgânica que vão enriquecer o composto. A terra amarela também pode servir para misturar com os outros tipos, quando quisermos aumentar a drenagem do substrato.
Terra amarelaTerra pretaTerra vermelha
Quando começamos a cultivar plantas nem sempre damos atenção para o tipo de solo em que estamos plantando, mas agora observe o solo antes de iniciar o plantio. Retire uma amostra, observe sua cor, pegue, sinta sua textura. Grandes plantações dispõem de profissionais especializados e, se necessário, até de analise em laboratórios. Nós meros mortais com um canto de terra em casa não, mas você pode observar a características do solo e se necessário adequá-lo à necessidade da planta. Dou como exemplo as palmeiras, que gostam de solo com boa drenagem e ricos em matéria orgânica. Se percebo que meu solo é argiloso, posso abrir o berço onde irei planta-la e misturar areia e matéria orgânica à terra. Isso aumenta a drenagem e a circulação de ar na terra. Ou como falei, se o solo for muito poroso (terra amarela), solo muito arenoso ou com muitos pedriscos, você pode adicionar dos outros tipos de terra. Pode ser aquela que compramos em lojas de jardinagem, que é mais escura e cheia de matéria orgânica.
Texto de Viver com Plantas
Obrigado por ler! Se você gostou, curta e de a melhor res posta se quiser PS; não copiei de sites
Explicação: