6- Quais os benefícios psicológicos e sociais da prática dos esportes radicais urbanos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os esportes radicais conquistam cada vez mais adeptos, e se tornar um esportista movido pela emoção é possível tanto para crianças quanto para os mais velhos. Esse tipo de esporte já figura nas Olimpíadas, e em 2020 novos esportes ganharam status olímpico.
Neste Dia do Esportista conheça os benefícios da prática desse tipo de esporte:
O que são considerados esportes radicais?
Esses esportes costumam ter alto grau de risco físico, envolvendo altura, velocidade ou outros perigos.
O surf é um exemplo de esporte radical, que tem raízes tanto na cultura Polinésia quanto na Peruana, e os primeiros registros apontam que as formas rudimentares de surf já eram realizadas há mais de 1000 anos.
A imagem mostra uma criança dentro do mar, na parte rasa, praticando um esporte radical em cima de uma prancha.
Alguns esportes de aventura costumam ser conhecidos também como esportes radicais, mas a verdade é que isso depende muito. O esporte de aventura é praticado exclusivamente em contato com a natureza, e sob condições de risco calculadas. Já os radicais podem ser praticados tanto em ambientes naturais ou artificias.
Os esportes radicais inspiraram a criação do X Games em 1995, pelo canal esportivo ESPN. Quem é que nunca se pegou hipnotizado pelas manobras de skate do Bob Burnquist no campeonato?
O skatista brasileiro é um dos maiores medalhistas da competição, e deixou de competir no X Games em 2017, depois de acumular 30 medalhas.
Quais os benefícios da prática de esportes?
Praticar esportes faz bem para o desenvolvimento motor, para a socialização, para a saúde – inclusive mental, e os benefícios não param por aí.
Dependendo do esporte escolhido os benefícios podem se expandir para melhora do condicionamento físico, resistência, desenvolvimento da paciência e aumento da capacidade de concentração.
A imagem mostra duas pessoas praticando um esporte radical que consiste em fazer trilha de bicicleta
Os esportes ao ar livre promovem o contato com a natureza, sendo boas opções para melhorar casos de ansiedade e diminuir o estresse.
O surfe por exemplo promove equilíbrio e velocidade, assim como o skate e a prática de mountain bike.
Além disso, muitos esportes radicais são praticados em grupo, desenvolvendo a habilidade de trabalhar em equipe e promovendo a construção de novas amizades.