História, perguntado por analuizamonteiro62, 8 meses atrás


6) Por que o imperador dom Pedro II perdeu o apoio dos militares?

7) De que forma ocorria a política dos governadores?

8) O que foi o coronelismo?

9) O que é o voto de cabresto?

10) Que relação existe entre a presença de imigrantes no Brasil e o movimento operário que culminou na greve geral em São Paulo, em 1917?

Soluções para a tarefa

Respondido por varmelingleticia
1

Resposta:

  1. Durante o período regencial do Brasil, entre 1831 e 1840, as forças armadas brasileiras foram reduzidas, principalmente por medo de um golpe português para a retomada de poder de Dom Pedro I
  2. Denominada "política dos governadores", significou, na prática, que o governo central deveria respeitar as decisões dos partidos que mantinham o poder em cada estado, desde que estes elegessem bancadas no Congresso absolutamente fiéis ao presidente da República.
  3. O coronelismo compreende uma prática social e política predominante no estado brasileiro no decorrer da intitulada República Velha, quando os coronéis exerciam grande poder político no país, marcando uma estrutura de poder bem delimitada e cheia de hierarquias.
  4. Voto de cabresto é uma expressão dada pela superposição de duas palavras. Assim, temos Voto, que é o exercício pleno da democracia; e a palavra Cabresto, do latim capistrum, que significa "mordaça ou freio".
  5. Dessa maneira, temos um conceito quase paradoxal, na medida em que representa a democracia amordaçada e guiada como um animal de carga.
  6. A Greve Geral de 1917 foi um movimento provocado pelos operários e comerciantes de São Paulo nos meses de junho e julho. Os trabalhadores pediam melhores condições de trabalho e aumento de salário. Depois de cinco dias de paralisação geral, os grevistas tiveram suas reivindicações atendidas.

Explicação:

Perguntas interessantes