6. Pesquise 10 orações, contemplando
os 5 tipos de sujeitos (2 de cada).
Soluções para a tarefa
Resposta:
a.
Sujeito composto
O sujeito composto é constituído por mais de um núcleo, ou seja, o verbo da oração se refere a dois ou mais substantivos, pronomes ou numerais. Veja:
Felipe e Lucas estão jogando videogame.
Nesse exemplo, a resposta para a pergunta “quem está jogando videogame?” é Felipe e Lucas. Portanto, trata-se de um sujeito composto com dois núcleos, pois ambos os sujeitos mencionados estão realizando a ação. Confira outros exemplos:
Livros e filmes de terror são os meus favoritos.
Eu e ele não estamos mais namorando.
Sujeito implícito
Também conhecido como sujeito elíptico, desinencial ou oculto, esse tipo de sujeito diferencia-se dos outros, pois ele não está presente na frase de maneira explícita:
Fomos a um restaurante ótimo no último final de semana.
Novamente, para encontrar o sujeito, questionamos quem realizou a ação - quem foi a um restaurante ótimo no último final de semana? Nesse caso, só é possível responder à pergunta com ajuda da desinência verbal.
(Nós) Fomos a um restaurante ótimo no último final de semana.
Na frase acima, o sujeito é oculto porque o pronome nós não aparece na oração. Repare que nesse caso, apesar de não estar explícito, ainda é possível identificar quem realizou determinada ação analisando o verbo. Veja mais algunsexemplos:
(Eu) Estou muito feliz com meu novo emprego.
(Nós) Chegamos tarde, pois o trânsito estava muito caótico na região.
(Ela) Ficou encantada com o que viu.
Sujeito indeterminado
Como vimos anteriormente, um sujeito pode ser determinado, ou seja, pode indicar de maneira clara a quem ou a que o verbo se refere, sendo classificado como simples, composto ou implícito.
No entanto, uma oração também pode se apresentar com um sujeito que não é identificável. Nesse caso, a estrutura recebe o nome de sujeito indeterminado. Vamos ao exemplo:
Deixaram a louça suja sobre a pia novamente.
Nesse caso, não é possível identificar quem deixou a louça sobre a pia. Um sujeito é classificado como indeterminado quando a frase omite a informação propositalmente, não permitindo entender a quem ou a que tal acontecimento se refere. Confira outros exemplos:
Disseram que a data da prova será alterada.
Acredita-se que três goles de água podem curar soluços.
É possível identificar facilmente a ocorrência desse tipo de sujeito tendo em mente quais são as flexões verbais usadas. São elas:
Verbo na 3ª pessoa do plural
Conjugar o verbo na 3ª pessoa do plural, sem fazer referência a um termo previamente identificado em outra frase, não permite determinar quem é o sujeito.
Tiraram uma foto minha enquanto estava distraída.
Esqueceram a chave de um carro sobre a mesa da cantina.
rte em jogos de tabuleiro. ? Verbo de ligação
Verbo no infinitivo impessoal
Nessa conjugação, o verbo apresenta um sentido genérico, não referindo-se a uma pessoa específica e apresentando-se em sua forma invariável.
É cansativo estudar tantos conteúdos em um único dia.
Seria interessante organizar uma rotina de estudos.
Cuidado para não se confundir ao classificar frases com as palavras algo ou alguém. Apesar de ambas serem classificadas como pronomes substantivos indefinidos, uma oração na qual apareçam possui um sujeito simples. Confira:
Algo aconteceu ontem à tarde.
Alguém deixou uma encomenda para você.
Nos dois casos, a ação é realizada por alguém ou é algo que aconteceu. Dessa maneira, as duas orações são classificadas como sujeito determinado simples.
Oração sem sujeito
Quando uma frase possui a enunciação pura de um fato, apenas com seu predicado, ela é classificada como uma oração sem sujeito. Nessa situação, a mensagem em si não é atribuída a um agente específico. Veja exemplos:
Choveu granizo hoje pela manhã.
Havia uma fila enorme nos caixas do mercado.
Os casos mais comuns de orações sem sujeito acontecem com duas construções verbais. Entenda quais são:
Verbos ligados aos fenômenos da natureza
Verbos utilizados para descrever fenômenos naturais, como chover, gear, ventar, nevar e relampejar, por exemplo, estão presentes em orações sem sujeito.
Explicação: