6) Os ________________ fazem parte destas práticas educativas que nos ensinam a __________________ e o androcentrismo.
Esses dois dispositivos são constituídos por regras discursivas que produzidas nas sociedades atravessam suas
tecnologias educativas e interpelam nossas subjetividades permitindo, com isto, o controle ou a mediação da forma
como vivemos nossos ___________, _______________ e nos posicionamos nos espaços sociais. Para tanto, estes discursos
e interpelações precisam ser constantemente repetidos e reiterados nas práticas educativas cotidianas para dar o
efeito de substância e de algo natural (ANDRADE, 2012, p. 68).
Qual das opções a seguir completa este pensamento?:
A.( ) n.r.a. (nenhuma das respostas anteriores).
B.( ) Movimentos curriculares, heteronormatividade, gêneros, sexualidades.
C.( ) Movimentos coletivos, homoafetividades, afetividades, gêneros.
D.( ) Movimentos participativos, afetividade, sexualidades, gêneros.
7) O que Schérer (2009) quer dizer com o mito sobre a infância? O que ele provoca e o que significa está em uma
das opções abaixo.:
A.( ) Um mito que se constrói em cada cultura de acordo com a infância que é construída.
B.( ) Um conto de fábula que tende a acompanhar toda a criança fazendo desta um ser que se mistura com os mitos infantis.
C.( ) Esse mito falso serviu de base para a construção de todo o dispositivo pedagógico e jurídico da infância que está em vigor e
que, independentemente de suas variantes, se fortalece de geração em geração. Além de referir-se à infância, esse mito tem a
ver, sobretudo, com seu enclausuramento e seu controle meticuloso, com sua modelagem de acordo com um sistema dito
racional de ideias, de estratificações em categoriais de idades, em fases psico-orgânicas e fisiológicas de desenvolvimento, cuja
única finalidade consiste em atingir a maturidade adulta, proposta como norma e termo de evolução.
D.( ) Uma construção a favor de desconstruirmos a ideia de que a criança é problemática.
8) A escolha dos filmes A vida é bela, e Filhos do paraíso foi para instigar qual problemática?:
A.( ) n.r.a.(nenhuma das respostas anteriores).
B.( ) A existência de um único modelo social de infância.
C.( ) De como é bom levar as crianças ao cinema.
D.( ) A existência de diferentes infâncias provando que existe uma multiplicidade de vidas, de tipos de infância e que este
mito/modelo de infância é apenas um verbalismo infundado.
9) Eu posso experimentar maneiras de viver e de me comportar com o _______, a partir do que eu vi na trama (e em
minha vida), que não estejam em conformidade com um código de comportamento, mas com o uso dos prazeres,
com o que eu posso fazer com eles, com o que eu sinto e experimento, nos limites do que eu vejo no _________ e
identifico na minha vida. Por tudo isso, a relação entre _______, silêncios e processos de subjetivação podem ser
entendidos como uma estética da existência, como uma arte, com apropriação de espaços de liberdade percebidos
como jogo de poder.
Preencha as partes sublinhadas com os termos abaixo::
A.( ) Celular, youtube, cinema.
B.( ) Rádio, filme, facebook.
C.( ) Filme, filme, cinema.
D.( ) TV, youtube, facebook.
10) O cinema proporciona um ato em nós telespectadores que nos incomoda, nos tira de nossas verdades
construídas e cristalizadas. Qual é este efeito?:
A.( ) O cinema nos proporciona entretenimento sem precisarmos refletir.
B.( ) O cinema nos faz viajarmos em mundos de ficção.
C.( ) O cinema reúne as pessoas em volta de um mesmo assunto.
D.( ) O cinema nos faz pensar, e, como aponta Deleuze (2010), e pensar torna-se, como diz Foucault, um “ato arriscado”, uma
violência que se exerce primeiro sobre si mesmo. Não há nada mais potente que sermos puxados para uma alteridade através da
tela do cinema.
RESPOSTAS
6 Movimentos curriculares, heteronormatividade, gêneros, sexualidades
7 Esse mito falso serviu de base para a construção de todo o dispositivo pedagógico e jurídico da infância que está em vigor e
que, independentemente de suas variantes, se fortalece de geração em geração. Além de referir-se à infância, esse mito tem a
ver, sobretudo, com seu enclausuramento e seu controle meticuloso, com sua modelagem de acordo com um sistema dito
racional de ideias, de estratificações em categoriais de idades, em fases psico-orgânicas e fisiológicas de desenvolvimento, cuja
única finalidade consiste em atingir a maturidade adulta, proposta como norma e termo de evolução.
8 De como é bom levar as crianças ao cinema.
9 Filme, filme, cinema.
10 O cinema nos faz pensar, e, como aponta Deleuze (2010), e pensar torna-se, como diz Foucault, um “ato arriscado”, uma
violência que se exerce primeiro sobre si mesmo. Não há nada mais potente que sermos puxados para uma alteridade através da
tela do cinema.
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Resposta:
6- B Movimentos curriculares, heteronormatividade, gêneros, sexualidades
7- A
8 -D
9-A
10-D
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