6 - O que influenciou o Pré-modernismo?
Soluções para a tarefa
OLA AMIGO(A) >3
Autores e obras do pré-modernismo
Alguns nomes importantes da literatura brasileira foram vistos pela primeira vez durante o pré-modernismo. Veja alguns desses autores e as suas obras mais importantes no período.
• Augusto dos Anjos
Nascido no engenho Pau d’Arco, na Paraíba, em abril de 1884, Augusto dos Anjos foi o mais importante poeta do pré-modernismo. Formado em Direito, ele dava aulas particulares de literatura brasileira. Também foi professor de geografia, ao mesmo tempo em que publicava poemas em jornais e revistas da época.
O seu único livro publicado é “Eu”, que reúne 58 poemas. O autor era conhecido pelo seu vocabulário agressivo, e a obsessão pela morte. Ele foi o pioneiro no uso de uma linguagem considerada “não poética”, com o uso de palavras como “cadáveres fétidos”.
• Euclides da Cunha
Engenheiro militar, jornalista e historiador, Euclides da Cunha foi um dos mais importantes escritores brasileiros. Ele nasceu em 1866, no Cantagalo, Rio de Janeiro.
Ainda no colégio ele fundou junto com colegas o jornal Democrata, onde publicava os seus artigos. O seu primeiro livro foi “Ondas”, um livro de poemas. Euclides também colaborava escrevendo artigos para o jornal A Província de São Paulo, que mais tarde se transforma no O Estado de São Paulo.
Em 1897 foi enviado para ser correspondente da Guerra de Canudos, no interior da Bahia. Os artigos que ele escrevia relatando a guerra serviram de inspiração para sua principal obra, “Os Sertões”, lançada em 1901 pela editora Laemment. O sucesso da publicação teve como consequência a ocupação de uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, em 1903.
• Lima Barreto
Nascido no Rio de Janeiro em 1881, sempre sofreu preconceito por ser negro e pobre. Órfão de mãe ainda cedo, conseguiu concluir o curso secundário somente por conta do seu padrinho, o Visconde de Ouro Preto.
A sua primeira obra publicada foi “Recordações do Escrivão Isaías Caminha”, de 1909, mas é em 1915 que ele se torna reconhecido, com “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, obra que mostra a realidade do Brasil após a Proclamação da República.
Ele foi um dos incentivadores da linguagem mais simples e coloquial nos textos, característica marcante do pré-modernismo.
• Monteiro Lobato
Paulista de Taubaté, Monteiro Lobato nasceu em abril de 1882. Só passou a frequentar a escola quando completou sete anos, sendo alfabetizado em casa, por sua mãe. Desde cedo, na escola, ele já escrevia contos para publicar em jornais.
Apesar de formado em direito e trabalhar como promotor, Monteiro Lobato continuou escrevendo para os periódicos da época. Os seus livros de contos “Urupês” e “Cidades Mortas” se consagraram no pré-modernismo por mostrarem a realidade brasileira da sua região. Um personagem emblemático da sua obra é o Jeca Tatu, que retrata o homem interiorano brasileiro