História, perguntado por anonimo321628282, 6 meses atrás

6- O Imperialismo, essa repartição do mundo entre um pequeno número de Estados foi a expressão mais espetacular da crescente divisão do planeta em fortes e fracos, em "avançados e atrasados". Entre 1876 e 1915, cerca de um quarto da superfície do globo foi distribuído ou redistribuído, como colônia, entre meia dúzia de Estados.(adaptado de E. Hobsbawm. "A Era dos Impérios"). Leia as afirmativas a seguir, identificando as verdadeiras e marcando somente elas (são várias verdadeiras):

Os maiores beneficiados neste processo foram as empresas europeias e norte-americanas, que passaram a financiar a exploração de minas, a monocultura, a eletrificação de cidades e a construção de pontes, portos, canais e ferrovias, a fim de favorecer o setor exportador de cada região sob sua influência.

Para justificar suas ações, o neocolonialismo caracterizava-se como uma missão, cujo dever moral era acabar com as doenças tropicais, com o canibalismo e o escravismo, levando a higiene, a instrução, o cristianismo, a ciência, enfim, o progresso aos "povos atrasados".

A posse de colônias significava ter o status de potência. Isso gerou uma tensão permanente entre os países colonizadores, devida à divisão desigual das áreas de dominação.

O sistema imperialista foi responsável pelo desenvolvimento dos países colonizados e sua inserção no processo civilizatório europeu e norte-americano.

O traço original do capitalismo foi o investimento de capitais e a criação de filiais. Assim, as relações capitalistas foram se distribuindo por todo o planeta.

Soluções para a tarefa

Respondido por andreycunha96
0

Resposta:

mm faço a mínima ideia mals aí

Perguntas interessantes