6) “O Estado Novo no Brasil foi a expressão clara desses pressupostos, através das várias comemorações cívicas que inventou e cultivou e também através do culto à personalidade do “chefe”, Getúlio Vargas. Aqui, na ausência de um partido, Getúlio era o chefe político que simbolizava o poder do Estado e a nacionalidade. Era o chefe de Estado e da Nação. Nas palavras de Oliveira Viana, ‘nosso partido é o presidente’.”D’ARAUJO, Maria Celina Soares. O Estado Novo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 13. Quais dispositivos da Constituição de 1937 (conhecida como “polaca”) confirmam a afirmação acima sobre o Estado Novo? *
a) A Constituição, amplamente discutida por anos, foi promulgada pela Congresso Nacional. Ela deu amplos direitos para diversos grupos sociais, garantindo direito de cidadania e participação política para toda a população do país.
b) A Constituição de 1937 era extremamente centralizadora na figura de Getúlio Vargas. Dava ao presidente poderes praticamente ilimitados. Getúlio tinha permissão para governar por decretos-lei. O Congresso Nacional foi fechado.
c) A Constituição determinava que o voto seria aberto, permitido apenas para homens maiores de 21 anos, alfabetizados, excluindo do direito ao voto a grande maioria da população brasileira. Esse dispositivo permitiu amplo poder aos coronéis das oligarquias rurais.
d) A Revolução Constitucionalista de 1932, quando São Paulo entrou em guerra contra o governo federal, exigia exatamente o fim da dessa Constituição, pois ela determinava que Getúlio Vargas saísse da presidência, o que contrariava São Paulo, que defendia o presidente Getúlio Vargas.
Soluções para a tarefa
Resposta:O Exército havia capturado um minucioso plano secreto de tomada do poder [...] repleto de instruções aterrorizantes: incêndios de prédios públicos, saques, fuzilamento sumário de civis. O documento tinha nome judaico e era falso. Foi escrito pelo então coronel Olympio Mourão Filho, organizador da milícia paramilitar da AIB, responsável pelo serviço secreto integralista e lotado no setor de inteligência do Estado Maior de inteligência". SCHWARCZ, Lilia Moritz, STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. P.374. 1) A qual plano o texto se refere * 1 ponto a) Plano Real que propôs mudanças econômicas. Por meio desse plano o Brasil deixaria de ser uma nação agro-exportadora e se abriria ao capital estrangeiro. b) Plano Vermelho que foi criado na União das Repúblicas Soviéticas e que tinha por objetivo, por meio da ação dos partidos comunistas nacionais, implantar o socialismo no Brasil. A imprensa foi usada para divulgar essa intenção. c) Ao Plano Cohen que foi utilizado como justificativa para Vargas dar um golpe de Estado. Assim, em 10 de novembro de 1937 Vargas mandou cercar o Congresso, jogou a polícia na rua e impôs uma nova constituição autoritária. d) Plano Emergencial. Por meio desse plano, o presidente Vargas se juntou a Aliança Libertadora Nacional (ANL) e também a Ação Integralista Brasileira (AIB) para juntos derrotar a ameaça de invasão dos alemães no Brasil. "O Estado Novo no Brasil foi a expressão clara desses pressupostos, através das várias comemorações cívicas que inventou e cultivou e também através do culto à personalidade do "chefe", Getúlio Vargas. Aqui, na ausência de um partido, Getúlio era o chefe político que simbolizava o poder do Estado e a nacionalidade. Era o chefe de Estado e da Nação. Nas palavras de Oliveira Viana, ‘nosso partido é o presidente’." D’ARAUJO, Maria Celina Soares. O Estado Novo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000. p. 13. 2) Quais dispositivos da Constituição de 1937 (conhecida como "polaca") confirmam a afirmação acima sobre o Es
Explicação: espero ter ajudado