6.
O campo dos estudos étnico-raciais tornou-se parte dos debates das Ciências Humanas. Esse campo mobiliza uma série de categorias que procuram explicar o pertencimento de indivíduos a certos grupos que se consideram étnicos. Nesse conjunto de estudos, uma noção fundamental pode ser exemplificada pela palavra "relacional". Sobre o sentido da noção "relacional" nos estudos étnico-raciais, assinale a alternativa CORRETA:
a) Indica que o pertencimento étnico-racial funciona como um elemento criador de etnocentrismo, conduzindo a julgamentos sociais com base em preconceitos e incompreensões.
b) Indica que o pertencimento étnico-racial está ligado à existência das classes sociais, que ajuda a explicar a maneira como são produzidas desigualdades e disputas sociais.
c) Indica que o pertencimento étnico-racial depende da autoconsciência individual a partir de uma situação social, isto é, em contextos de relações e interaç
Soluções para a tarefa
Olá!
A alternativa b é a que melhor está adequada à resposta.
Bem, o fator relacional dos estudos étnicos-raciais, dialoga sobre o fato da construção social por trás da forma como notamos o preconceito e os fatores raciais em si.
Para ser mais exato, por muitos séculos os negros foram sub-julgados pelo Continente Europeu, o que desencadeou em um aumento exponencial da diferença entre as classes, fato que pode ser visto nas ocupações irregulares em morros e favelas, tendo a maioria da população segregada, como negros e mestiços, enquanto a parcela financeiramente rica se concentra na maioria branca e descendente Europeia.
Até mais!
Resposta:
A resposta correta é a letra C) Indica que o pertencimento étnico-racial depende da autoconsciência individual a partir de uma situação social, isto é, em contextos de relações e interações sociais.
Explicação:
Luvizotto (2009) define etnicidade ainda como um conceito relacional. Para ele, uma entidade relacional está sempre em construção, de um modo predominantemente contrastivo. Significa dizer que a etnicidade é construída no contexto das relações e conflitos intergrupais, ou seja, do mesmo modo que os conceitos de classe e de gênero se constroem na relação com o outro, também o conceito de etnicidade somente é possível devido ao contraste com o diferente, com o outro, com aquele que não se assemelha a mim. Por isso, pode-se dizer que é na comparação com os outros que posso conhecer minha identidade e reconhecer os meus.
Fonte da explicação: Livro Relações Interétnicas da Uniasselvi.