6-No fim do período colonial, a sociedade da América Hispânica possuía uma divisão estamental: dos 18 milhões de habitantes em 1810, cerca de oito milhões eram índios, um milhão de negros e cinco milhões de mestiços. Um número menor contemplava os brancos, que contabilizavam cerca de quatro milhões e se subdividiam em peninsulares e criollos. Ao contrário dos peninsulares, os criollos estavam excluídos de plena participação no poder político e ocupavam o escalão inferior no governo e na Igreja. Analise o excerto a seguir sobre a sociedade colonial na região do México: “Um dos períodos [da história do México] mais riscados, apagados e emendados com maior fúria tem sido o da Nova Espanha. (...) A Nova Espanha não se parece com o México pré-colombiano nem com o atual. E muito menos com a Espanha, embora tenha sido um território submetido à coroa espanhola.” PAZ, O. Sóror Juana Inés de la Cruz: as artimanhas da fé. São Paulo: Mandarin, 1998.
Com relação à sociedade colonial construída na região da Nova Espanha (território que abarcava, no período colonial, a região do México), é correto afirmar que Alternativas
Alternativa 1: a única diferença na sociedade colonial era a de classe e não de caráter ético: as posses de um indivíduo era o que determinava o seu posicionamento na sociedade e não a cor da sua pele.
Alternativa 2: era uma sociedade, como tantas na história, formada por cargos superiores e inferiores, mas que, entretanto, considerava os mestiços, filhos de senhores brancos com mulheres indígenas como integrantes da elite política local, os quais recebiam a alcunha de criollos.
Alternativa 3: notava-se que a sociedade estava dividida em duas partes: senhores, de um lado, e escravos africanos, de outro, pois os indígenas haviam sido absolutamente exterminados durante a conquista, seja pela violência empreendida pelo colonizador ou doenças por eles trazidas.
Alternativa 4: os privilégios da sociedade colonial recaíam sobre a minoria branca, a qual estava organizada em uma divisão interna entre aqueles brancos nascidos na Europa, que geralmente ocupavam cargos de nível superior e aqueles nascidos na América, que ocupavam posições secundárias na sociedade colonial.
Alternativa 5: tratava-se de uma sociedade com uma estrutura hierárquica composta, na base, por grupos sem qualquer direito social, tais como os negros africanos e índios, os quais trabalhavam como escravos e eram tratados como propriedade, sendo comprados em vendidos em grandes mercados da América Portuguesa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Letra E...
tratava-se de uma sociedade com uma estrutura hierárquica composta, na base, por grupos sem qualquer direito social, tais como os negros africanos e índios, os quais trabalhavam como escravos e eram tratados como propriedade, sendo comprados em vendidos em grandes mercados da América Portuguesa.
sandraemba:
recaíam, exclusivamente, os privilégios da sociedade colonial sobre a minoria branca que apresentava, contudo, uma divisão interna entre aqueles brancos nascidos na Europa, ocupantes dos cargos de nível superior, e aqueles nascidos na América, ocupantes de posições claramente secundárias na hierarquia social.
Respondido por
8
Olá!!!! Letra E..
Tratava-se de uma sociedade com uma estrutura hierárquica composta, na base, por grupos sem qualquer direito social, tais como os negros africanos e índios, os quais trabalhavam como escravos e eram tratados como propriedade, sendo comprados em vendidos em grandes mercados da América Portuguesa.
ESPERO TER AJUDADO
Perguntas interessantes
Inglês,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Ed. Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás