6) No Brasil, o Dia Nacional da Consciência Negra é tido como uma maneira que as pessoas têm para refletir sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
O dia 20 de novembro é muito especial para população negra brasileira. É a data em que o Brasil reverencia o heroísmo de Zumbi de Palmares, símbolo maior da resistência e da luta dos negros contra a escravidão. Zumbi nasceu livre em Palmares no ano de 1655, mas foi capturado ainda bebê e entregue a um padre jesuíta. Batizado com o nome de Francisco, ele teve educação cristã e estudou português e latim. Mas não abandonou as raízes. Com 15 anos, Zumbi voltou ao Quilombo dos Palmares, onde se tornou estrategista militar. O quilombo era situado no interior da Bahia. Uma comunidade que se sustentava sozinha, formada por escravos negros que escapavam das fazendas, totalmente independente do governo português.
a) Destaque os verbos no texto e distribua nas colunas de acordo com suas conjugações.
1ª AR 2ª AR 3ª AR
Soluções para a tarefa
Explicação:
20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra
Dia Nacional da Consciência Negra é uma data de celebração e de conscientização sobre a força, a resistência e o sofrimento que a população negra viveu no Brasil desde a colonização. Durante o período colonial, aproximadamente 4,6 milhões de africanos foram trazidos para o Brasil para servirem na condição de escravos, trabalhando primeiramente em lavouras de cana-de-açúcar e no serviço doméstico, e posteriormente na mineração e em outras lavouras.
A condição de vida dos africanos e dos negros escravizados nascidos no Brasil era extremamente precária. Além de serem submetidos ao trabalho forçado, os escravos eram submetidos a um tratamento degradante e humilhante, não tendo direito a tratamento médico, à educação e a qualquer tipo de assistência social.