Filosofia, perguntado por Edilando, 8 meses atrás

6 - Nascido em 1896 e falecido em 1966, foi um dos educadores mais marcantes da escola fundamental de seu país, lutou na 1ª Guerra Mundial. Afirmava a existência de uma dependência entre a escola e o meio social, e buscava pela necessidade tentativas de experiências renovadoras de ensino, sua principal obra foi o livro "Educação pelo trabalho", o qual apresentou um confronto entre a escola tradicional e a escola proposta por ele, onde o trabalho tinha posição central, como metodologia. É considerado como um grande crítico da escola tradicional. De acordo com ele devem ser proporcionadas oportunidades para que se produza o conhecimento, e são necessárias técnicas construídas com base na experimentação e documentação, afirmando que cujos instrumentos aprofundam o conhecimento e o desenvolvimento de sua ação. O autor desta concepção de educação chama-se:
A) Resposta Certa - Freinet.
B) Carl Rogers.
C) Jean Piaget.
D) Lev Vygotsky.

7 - A avaliação da aprendizagem, essencialmente na EJA, para apresentar uma função reguladora significa levar em conta alguns preceitos que a identifica, EXCETO:
A) A aprendizagem se concebe como uma construção pessoal do sujeito que aprende, influenciada tanto pelas características pessoais. B) Resposta Correta - A autonomia dos alunos é promovida quando o professor avalia através das provas como controle.
C) O êxito na aprendizagem também é garantido pelas mediações que se produzem entre o aluno e o professor e entre um aluno e os demais.
D) A autonomia dos alunos é promovida quando o professor compartilha com eles o controle e a responsabilidade sobre suas aprendizagens, mediante estratégias e instrumentos de auto-avaliação que propiciem a construção de um sistema pessoal para regular seus processos de aprendizagem.

8 - Tem sua preocupação voltada para a alfabetização de jovens e adultos, acreditando que o indivíduo não devia ser alfabetizado apenas para a leitura e escrita, mas deveria ser proporcionada uma educação politizada, crítica e de transformação de atitudes. Estamos nos referindo a...
A) Lev Vygotsky.
B) Carl Rogers.
C) Jean Piaget.
D) Resposta Correta - Paulo Freire.

9 - O currículo há muito tempo deixou de ser apenas uma área meramente técnica, voltada para questões relativas a procedimentos, técnicas, métodos. Já se pode falar agora em uma tradição crítica do currículo, guiada por questões sociológicas, políticas, epistemológicas. Pergunta-se o que é currículo?
A) Resposta Correta - O currículo é considerado um artefato social e cultural.
B) O currículo é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social.
C) O currículo não é transmissor de visões sociais particulares e interessadas e não produz identidades individuais e sociais particulares.
D) O currículo não é um elemento transcendente e temporal, vinculado a formas específicas e contingentes de organização da sociedade e da educação.

10 - Tem como objetivo precípuo estimular o conhecimento, o desenvolvimento das potencialidades individuais, cognitivas, de convivência e de criatividade envolvendo as relações interpessoais, sinergia, solução de conflitos, respeito ao outro. Estamos nos referindo a um outro pilar da educação, chamado de:
A) Aprender a conhecer.
B) Aprender a fazer.
C) Resposta Certa - Aprender a ser.
D) Aprender a conviver.

Soluções para a tarefa

Respondido por edlabor
0

Resposta:

6A) Resposta Certa - Freinet.

7B) Resposta Correta - A autonomia dos alunos é promovida quando o professor avalia através das provas como controle.

8D) Resposta Correta - Paulo Freire.

9A) Resposta Correta - O currículo é considerado um artefato social e cultural.

10C) Resposta Certa - Aprender a ser.

Perguntas interessantes