6). Na obra a Era dos Extremos, do historiador Eric Hobsbawm, analisando o século XX, chega a afirmar que vivemos uma época de maior concentração da riqueza praticada, especialmente, pela concentração dos lucros e gerenciamentos nas mãos dos grandes monopólios comerciais e, inversamente, nunca se produziu tanta gente faminta como na atualidade. Essa realidade de pobreza é percebida, inclusive, nos principais centros capitalista, onde o autor afirma que os mais ricos e desenvolvidos se viram mais uma vez acostumando-se com a visão diária de mendigos nas ruas, e com o espetáculo mais chocante de desabrigados protegendo-se em vãos de portas e caixas de papelão, quando não eram recolhidos pela polícia. A existência de grupos sociais que acumulam a riqueza gerada pela sociedade é identificada desde o final da era primitiva, sendo, entretanto, diversos os olhares teóricos sobre essa realidade.
De acordo com essas informações e a tabela sobre o IDH 2019 (Índice de Desenvolvimento Humano), assinale a alternativa INCORRETA referente às desigualdades sociais:
A) O Brasil é um exemplo das informações contidas no enunciado, onde poucos possuem muito, e muitos dividem o pouco, o que justifica a colocação (79ª) do Brasil no IDH 2019.
B) Como demonstra as informações, a Sociedade Moderna desenvolveu novos tipos de desigualdades sociais bem peculiares ao seu tipo de produção capitalista, que visa o lucro e a distância econômica entre os países, como demonstra a tabela do IDH 2019.
C) As informações contidas no enunciado expõem a repetição dos mesmos tipos de desigualdades sociais encontradas nas sociedades anteriores, e a tabela do IDH 2019 demonstra que os países que produzem mais economicamente estão no topo da tabela.
D) Segundo as informações do enunciado, a concentração de renda é um dos grandes problemas da sociedade atual, o que não equivale dizer que essa sociedade não produza muito capital.
E) Como observado na tabela do IDH 2019, e discutido em aula, o fator de produção econômica não está diretamente relacionada ao desenvolvimento de qualidade de vida (desenvolvimento humano), caso contrário, o Brasil como a oitava economia mundial estaria nos primeiros lugares.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9)."A Sociologia não nasce do nada. Surge em um dado momento da história do Mundo Moderno. Mais precisamente, em meados do séc. XIX, quando ele está em franco desenvolvimento, realizando-se. Essa é uma época em que já se revelam mais abertamente as forças sociais, as configurações de vida, as originalidades e os impasses da sociedade civil, urbano-industrial, burguesa ou capitalista. Os personagens mais característicos estão ganhando seus perfis e movimentos: grupos, classes, movimentos sociais e partidos políticos; burgueses, operários, camponeses, intelectuais, artistas; mercado, mercadoria, capital, tecnologia, força de trabalho, lucro, acumulação de capital e mais-valia; sociedade, Estado e nação; divisão internacional do trabalho e colonialismo; revolução e contra-revolução".( IANNI, Octavio. A Sociologia e o mundo moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011). Referente ao texto, analise as sentenças a seguir: I- O Mundo Moderno tem como sistema sócio-econômico o Capitalismo, que se pauta no Capital que é uma forma de dinheiro para gerar mais dinheiro (mais-valia). II- A classe social em ascensão econômica no Mundo Moderno é a burguesia, formada por comerciantes, banqueiros e industriais, na atualidade denominada de Capitalistas. III- O Mundo Moderno e seu sistema econômico Capitalismo diminui consideravelmente as desigualdades sociais, até então existentes no mundo feudal, tornando a Sociedade Moderna muito mais igualitária das sociedades anteriores. IV- A Modernidade, que caracteriza a Sociedade Moderna, é pautada na tradição, naquilo que leva muito tempo para se estabelecer e que dificilmente é modificado, sendo estática. Assinale a alternativa correta:
A) As sentenças I e IV estão incorretas.
B) As sentenças III e IV estão incorretas.
C) As sentenças I e II estão incorretas
D) As sentenças II e IV estão incorretas.
E) As sentenças II e III estão incorretas.
Soluções para a tarefa
As alternativa correstas são E) Como observado na tabela do IDH 2019, e discutido em aula, o fator de produção econômica não está diretamente relacionada ao desenvolvimento de qualidade de vida (desenvolvimento humano), caso contrário, o Brasil como a oitava economia mundial estaria nos primeiros lugares. e o E) As sentenças II e III estão incorretas.
6) A questão está errado porque o IDH, era uma sigla para o Índice de Desenvolvimento Humano, são dados para a medição de um desenvolvimeno no qual existe a avaliação de aspectos econômicos e com aspectos sociais.
9) A classe social que pode ser observada é uma classe que pode ser considerada como uma ascensão de aspectos econômicos e de atualidade que podem ser considerados como Capitalistas.
Espero ter ajudado.