6. Na minhocultura, existe um processo em que os resíduos orgânicos presentes no solo são consumidos pelas minhocas, resultando na produção de húmus. Explique como esse pro- cesso se relaciona à função ecológica desses animais.
Soluções para a tarefa
Oiê
Resposta: É uma ótima fonte de nutrientes para as plantas, facilita a entrada de ar e água no solo e também ajuda no combate à erosão de solos degradados.
Fonte: confia
A minhocultura ou vermicompostagem é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos por meio da criação de minhocas, sendo uma importante alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos dejetos orgânicos. O húmus de minhoca é um excelente fertilizante, capaz de melhorar atributos químicos (oferta, retenção e ciclagem de nutrientes), físicos (melhoria na estruturação e formação de agregados) e biológicos do solo (aumento da diversidade de organismos benéficos), podendo ser utilizado como matéria-prima para a obtenção de substratos. Esta é uma linha de pesquisa estudada na Fazendinha Agroecológica, resultando no desenvolvimento de diversas técnicas e estruturas para o sucesso da criação das minhocas, como cercados de alvenaria ou bambu e manilhas de poço. As espécies mais utilizadas no Brasil são a vermelha-da-califórnia (Eisenia foetida) e a noturna-africana (Eudrilus eugeniae).
As minhocas exigem alimentação balanceada, rica em nitrogênio, fibras e carboidratos. Assim, toda matéria orgânica de origem animal ou vegetal passada por pré-compostagem - ou seja, semicurada - e livre de fermentação pode ser utilizada para alimentá-las. Podem ser usadas como fontes de matéria-prima: esterco de boi, cavalo e coelho, restos de culturas, palha, folhas, cascas de frutas, resíduos agroindustriais, lixo domiciliar e lodo de esgoto.
*RESUMO*
A minhocultura ou vermicompostagem é o processo de reciclagem de resíduos orgânicos por meio da criação de minhocas, sendo uma importante alternativa para resolver economicamente e ambientalmente os problemas dos dejetos orgânico. As minhocas exigem alimentação balanceada, rica em nitrogênio, fibras e carboidratos. Assim, toda matéria orgânica de origem animal ou vegetal passada por pré-compostagem - ou seja, semicurada - e livre de fermentação pode ser utilizada para alimentá-las.