6) Na Grécia Antiga, o cidadão era considerado político quando:
a) se interessava pelas questões coletivas e participava dos debates e votações que decidiam os rumos da cidade.
b) era mal-visto pelos cidadãos, pois a política já era uma atividade marcada pela corrupção.
c) pertencia a uma família tradicional, de origem patriarcal, com direito de se candidatar aos cargos mais altos da administração pública.
d) se dedicava exclusivamente à atividade política, sem desempenhar qualquer outro tipo de traballho.
e) se candidatava a algum cargo ou fazia discursos na assembléia.
7) Na Grécia Antiga, o cidadão era considerado idi0t4 quando:
a) defendia publicamente uma idéia impopular ou era derrotado numa eleição sem conquistar um único voto.
b) vendia seu voto a quem lhe oferecesse mais vantagens.
c) não pertencia a uma família tradicional e, mesmo assim, tentava concorrer a um cargo público.
d) agia de maneira irresponsável, causando danos a si mesmo e aos outros.
e) não demonstrava interesse nas questões coletivas, dando pouca ou nenhuma importância à participação nos debates e votações que decidiam os rumos da cidade.
8)Quando entendemos o que os antigos gregos chamavam de político e idi0ta, percebemos que, ao menos na teoria, a visão grega de política é muito mais interessante que a brasileira porque:
a) a política sempre foi um jogo sujo de interessados em obter vantagens, usando os poderes dos cargos públicos para benefício próprio e de pessoas com quem se relacionam diretamente.
b) a política deve ser o caminho pelo qual uma sociedade busca resolver seus problemas, sendo importantíssima a participação dos cidadãos não apenas nas eleições, mas também fiscalizando os eleitos e participando dos debates.
c) a política é uma carreira profissional que deve ser exclusivamente exercida por pessoas que passaram por formação específica e que se dediquem a ela em tempo integral, sem dividir sua atenção com outro trabalho.
d) a política é uma atividade totalmente dispensável e os cidadãos deveriam ter o direito de discutir e votar diretamente todas as questões, sem a presença de políticos.
e) a política é uma atividade secundária, que não deve ocupar o tempo do cidadão comum, motivo pelo qual um pequeno grupo é eleito para tomar todas as decisões.
9) A demagogia já era um problema na política da Grécia Antiga. Trata-se de:
a) educação do cidadão para participação das atividades políticas, de modo que ele possa se posicionar de maneira crítica nos debates e votar de maneira consciente.
b) uso do poder político para obrigar o povo a mudar seus costumes, com perseguição aos cidadãos contrários às mudanças.
c) reformas legislativas que buscam tornar a sociedade mais igual, mesmo que parte significativa da população não entenda a necessidade e a natureza das novas leis.
d) perseguição política a grupos minoritários, que exigem atenção dos governantes a questões que a maioria do povo considera inconvenientes e até mesmo perigosas.
e) manipulação do processo político de modo a convencer o povo a apoiar idéias que supostamente beneficiam a todos, mas na prática permitem que um pequeno grupo se mantenha no poder.
10) Na Grécia Antiga, a educação era um processo indispensável para o exercício da cidadania porque:
a) era preciso garantir que todos os cidadãos pensassem do mesmo jeito, evitando os conflitos de idéias.
b) os partidos políticos recrutavam seus militantes e candidatos nas escolas filosóficas.
c) pessoas sem escolarização perdiam seus direitos e eram reduzidas à escravidão, sendo obrigadas a fazer trabalhos considerados indignos de homens livres.
d) o valor de uma pólis diante de suas rivais era dado pelo grau de educação de sua população.
e) o homem tende naturalmente a ser idi0ta e a educação é o único caminho para ensiná-lo a ser político.
11) Quando observamos o conceito de educação na Grécia Antiga e no Brasil de hoje, percebemos uma grande diferença na mentalidade, que é:
a) a educação grega era sempre pública e a educação brasileira pode ser privada.
b) a educação grega era filosófica e a educação brasileira é doutrinadora.
c) a educação grega era voltada para o mercado de trabalho e a educação brasileira é voltada para a prática política.
d) a educação grega era voltada para o exercício da cidadania polítca e a educação brasileira é voltada para o mercado de trabalho.
e) a educação grega era igualitária e a educação brasileira é socialmente desigual.
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Resposta:
Na democracia ateniense, os cidadãos eram iguais perante as leis, considerando-se como cidadão o homem com mais de 18 anos, nascido em Atenas e filho de pais atenienses. As duas principais instituições dessa democracia eram a Bulé, o conselho que formava as leis, e a Eclésia, a assembleia que tomava as decisões.
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