Biologia, perguntado por vaniajose799, 8 meses atrás

6- Métodos de conservação
são utilizados para diminuir a
velocidade com que os
alimentos estragam,
aumentando seu prazo de
validade. ASSINALE a
alternativa que apresenta
uma ação que NÃO ajuda na
conservação de alimentos

Soluções para a tarefa

Respondido por cireneamaralm70
2

Resposta:

Explicação:

Métodos para a conservação dos alimentos

O não controle da proliferação de microorganismos na indústria de alimentos, teria muitos problemas de saúde pública, o envenenamento dos consumidores.

É por isso que eles passaram dos anos, foram investigadas diferentes formas de conservação dos alimentos para evitar esses problemas.

DESIDRATAÇÃO

É para reduzir até 13% em água existente num alimento, submetendo-a a uma corrente de ar quente, esta técnica é dispendiosa e é utilizado em alguns alimentos, como leite, sopas, sumos de frutas, café, etc

Ebulição

 

A comida é submetido a ebulição durante períodos de tempo de forma diferente, obtendo a destruição da maior parte da carga microbiana de alimentos, por alguns dias.

ESTERILIZAÇÃO

Processo que destrói a todas as formas de vida microbianas patogénicas e não patogénicas submeter o alimento a uma temperatura entre 115 e 130 º C durante 15 a 30 minutos, o calor cria um vácuo que facilita o fecho hermético parcial evitando poluição re.

PASTEURIZAÇÃO

É um processo térmico que assegura a destruição dos microrganismos existentes em alguns alimentos consiste em uma temperatura entre 72 a 75 º C durante 15 minutos depois de uma mudança de temperatura e esfria rapidamente até uma temperatura de 4-6 ° C, o que está a tentar fazer é que a comida não muda muito as suas características organolépticas.

CONGELAMENTO

Desde que a carne pré-história foi armazenado em cavernas de gelo, no fim do século XIX foi a conservação de alimentos em grande escala com a mecânica de congelamento, a prevenção da proliferação de micro-organismos.

 

Congela a água existente no alimento convertendo-os em vidro de gelo, deixando de estar disponível para os microorganismos que a necessidade de o seu desenvolvimento, este processo retarda a atividade de micro-organismos, evitando a deterioração dos alimentos.

Em nossos COMESTIBLES empresa DEL QUINDIO SAS KOPLA SAS usar como um método de congelamento de conservação, com esta garantia de um produto de excelente qualidade, dando a confiança que o consumidor procura em um alimento seguro e nutritivo.

Conservação dos Alimentos

Para conservação sob refrigeração ou congelamento, os alimentos devem ser previamente submetidos ao processo de resfriamento.

O processo de resfriamento de um alimento preparado deve ser realizado de forma a minimizar o risco de contaminação cruzada e a permanência do mesmo em temperaturas que favoreçam a multiplicação microbiana. A temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de + 65ºC a + 10ºC  em até duas horas. Em seguida, o mesmo deve ser conservado sob refrigeração a temperaturas inferiores a + 4ºC, ou congelado à temperatura igual ou inferior a -18ºC.

Caso o alimento preparado seja armazenado sob refrigeração ou congelamento, deve-se discriminar no invólucro do mesmo, no mínimo, as seguintes informações: designação, data de preparo e prazo de validade. A temperatura de armazenamento deve ser regularmente monitorada e registrada.

O consumo do alimento preparado e conservado sob refrigeração a temperatura de + 4ºC (quatro graus Celsius), deve ser o mais rápido possível.

Recomenda-se que os alimentos consumidos sejam preparados no dia de consumo.

Os alimentos a serem consumidos crus devem ser submetidos a processo de higienização, a fim de reduzir a contaminação superficial. Os produtos utilizados na higienização dos alimentos devem estar regularizados nos órgãos competentes do Ministério da Saúde e do Ministério da Agricultura, e serem aplicados de forma a evitar a presença de resíduos no alimento preparado.

 

Muitos alimentos crus (como carnes, aves, leite não pasteurizado) estão em meios contaminados por agentes patogênicos, os quais deverão ser eliminados pelo cozimento adequado ou por algum tratamento industrial (exemplo: pasteurização do leite).

Vale lembrar que o cozimento das carnes deve ser feito em média ou baixa temperatura por tempo prolongado, tomando-se o cuidado para que as partes das carnes próximas aos ossos fiquem realmente cozidas. Para evitar um cozimento deficiente, as carnes devem ser perfeitamente descongeladas (em geladeira) antes de serem submetidas ao cozimento.

Muito cuidado com o cozimento de vísceras (moela, fígado, rim e outros), porque são alimentos que se contaminam com muita facilidade e devem ser muito bem cozidos antes de consumidos. Carnes mal passadas não devem ser ingeridas.

O correto reaquecimento está diretamente relacionado à temperatura igualitária, 70º C em todas as partes do alimento. Recomenda-se aquecer os alimentos a uma temperatura de média a baixa, por um tempo prolongado.

.

.

.

Perguntas interessantes