6. Leia o trecho de uma reportagem sobre dois programas de TV que abordam ações sustentáveis. [...] É eco também o primeiro reality sJwnv da história da TV Cultura Mas, enquanto a versão da Globo se dedica aos mesmos “participantes" (uma família da zona sul de São Paulo, os Meneghini), este cuida de uma casa a cada episódio. (...) A proposta é justamente a de fazer com que [pessoas comuns] tenham hábitos mais sustentáveis, como separar o lixo para reciclagem, economizar água e luz [...], melhorar a alimentação, entre outras, digamos, ecoquestões. [...] Leonardo Musa teve sua casa visitada pelos apresentadores [...] e dois consultores. Teve seus hábitos avaliados (pretendia se dar “econota” zero, mas foi convencido de que merecia mais, um trés), seu apartamento [...] teve infiltrações e piso consertados, ganhou cortina no quarto (entra no "ecocritério" bem-estar), teve paredes pintadas, entre outros ajustes. Na hora da “ecoterapia", disse não ter mudado em nada s t s e que achou “legal” a reciclagem feita no próprio prédio, mas que, não, nada disso iria "salvar o planeta". [...] Para chegar às dez casas da primeira temporada 82 foram avaliadas pela produ- ção e pelos consultores [...]. Há de residência em condomínio fechado no Morumbi à família de baixa renda em Embu das Artes ou a quitinete c C:. pan. O que não varia, diz o criador do projeto, o publicitário Guto Carvalho, é trabalhar > com "agenda positiva". "Não somos ecochatos’. Em vez c- fizer que estão queimando as florestas, dizemos: ‘Olha como são bonitas as florestas", afirma Carvalho. [...] Já a série do “Fantástico" (...] tem um tom mais “ecochat. além de exibir cenas de catástrofe, compara as questões da família Meneghini às médias brasileiras. Se cada um dos quatro moradores da casa produz 400 g de lixo por dia, por exemple. surge a média paulistana em infográfico na tela: uma pessoa na capital gera, em média, de ~ 11 g a 1 kg de lixo em um só dia. Fvmanbto, Audrey. TVs criam cco-rcalUies para fazer dehate ‘verde'. Folha de S F--' 10 maio 2009. a) No primeiro parágrafo do trecho, afirma-se que os dois reolityshows mencionados na reportagem são “eco”. No português, o radical eco, com o sentido de "casa, hábitat”, não forma, sozinho, uma palavra. Que sentido ele adquire no texto? b) 0 segundo, o terceiro e o quarto parágrafos apresentam palavras formadas a partir da junção de eco com outros radicais. Identifique-as e indique o seu provável significado. c) Segundo o texto, um participante de um dos reolities foi mais bem avaliado do que esperava. Isso significa que ele já tinha hábitos e atitudes sustentáveis? Explique a resposta. d) Releia o penúltimo parágrafo. Na visão de Guto Carvalho, o que seria um “ecochato”? e) 0 último parágrafo do texto afirma que o outro programa de TV tem tom mais “ecochato”. A explicação dada para isso está de acordo com a visão de Guto Carvalho? Explique.
Soluções para a tarefa
A - No texto a palavra adquire diversas concepções da mesma ideia de preservação ambiental e de valorização da ecologia.
B - As palavras são ecoquestões, econota, ecocritérios e ecoterapia. Ecoquestões são questões sobre o meio-ambiente, econota é o quão bem o avaliado se dá em questões ecológicas, ecocritérios são os critérios de ecologia de acordo com os quais se decidem a "econota" e ecoterapia é o resultado reflexivo do avaliado sobre quais hábitos pode mudar.
C - Isto não significa que ele já tinha hábitos e atitudes sustentáveis, mas que ele avaliou mal a sua própria situação, acreditando que os hábitos sustentáveis eram mais difundidos que o que realmente são.
D - Um ecochato é alguém que está sempre mostrando tragédias ambientais e repetindo sempre o mesmo discurso apocalíptico sobre a salvação do planeta.
E - Sim, a visão sobre isto está de acordo com a visão do publicitário na medida que o segundo programa repete o discurso apocalíptico que é descrito como ecochato.