Filosofia, perguntado por nangelasilveiraemail, 9 meses atrás


6. Leia o texto a seguir:
Sim bem primeiro nasceu Caos, depois também
Terra de amplo seio, de todos sede irresvalável
sempre. (HESÍODO. Teogonia: a origem dos
deuses. 3.ed. Trad. de JaaTorrano. São Paulo:
Iluminuras, 1995. p.91)
Com base no texto e no conhecimento sobre a
passagem do mito para o logos (razão) na filosofia,
marque a alternativa incorreta:
a) As diversas narrativas míticas da origem do
mundo, dos seres e das coisas são genealogias
que concebem o nascimento ordenado dos seres;
são discursos que buscam o princípio que causa e
ordena tudo que existe.
b) Os mitos representam um relato de algo fabuloso
que afirmam ter ocorrido em um passado remoto e
impreciso, em geral grandes feitos apresentados
como fundamento e começo da história de dada
comunidade.
c) São narrativas que explicam que o mundo é do
jeito que é, pelo poder e pelas forças desses seres
considerados divinos e superiores aos humanos.
d) São narrativas não questionadas, são objetos de
crença, de fé.
e) Nenhuma das respostas anteriores.

me ajudem pfv

Soluções para a tarefa

Respondido por emersonnrodriguess
25

Resposta:

I.Correta, pois os mitos sobre a origem do mundo são genealogias porque pretendem narrar o nascimento e a organização do mundo.

II. Correta, pois o mito é uma narrativa sobre a origem de algo, seja a Terra, os astros, os homens, as plantas ou mesmo qualidades ou vícios humanos. Os gregos o entendiam como um discurso proferido por um narrador para

ouvintes que confiavam que aquilo que estava sendo narrado, por meio de lutas, alianças, forças sobrenaturais etc., era verdadeiro.

III. Correta, pois os mitos são fundamentais para Platão. Seus textos são impregnados de explicações míticas, como pode ser observado no Mito do Anel de Giges, no Mito da Caverna e no Mito de Er, os dois últimos expressos no

texto A República. Assim, Platão admite a narrativa mitológica como invólucro da verdade filosófica.

IV. Incorreta, pois o mito, quando tomado alegoricamente, torna-se um relato que possui dois aspectos, ambos igualmente necessários: o real e o fictício. O aspecto fictício consiste na não ocorrência, de fato, daquilo que o mito narra;

o aspecto real consiste em que, de alguma maneira, aquilo que o mito diz corresponde à realidade. Deste modo, o mito não pode ser reduzido a um conto fictício desprovido de correspondência com algo ocorrido no mundo, isto é,desconectado do real.

Explicação:

Ops kk

Bons estudos ✌️

Tem que ler textos em

Boa noite.


emersonnrodriguess: A resposta é a (D), OK.
nangelasilveiraemail: não, meu bem e incorreta! sua resposta não está sendo clara porque eu ja pesquisei
emersonnrodriguess: Então qual é a resposta?
Perguntas interessantes