Geografia, perguntado por isabelasouza7638, 10 meses atrás

6. Leia este trecho de crônica: Chamem dc louco ou tolo ao apaixonado que sente ciúmes quando ouve sua amada dizer que na véspera de tarde o céu estava uma coisa lindíssima, com mil pequenas nuvens de leve púrpura sobre um azul de sonho. Rubem Braga. 0 homem rouco: crônicas. Rio de Janeiro: Record, 1984. p. 13. a) Explique por que os adjetivos louco e tolo apresentam-se no masculino e no singular. b) É correto afirmar que a oração “que sente ciúmes’ equivale a um adjetivo? Justifique. c) Relativamente ao adjetivo lindíssima: • que substantivo ele está caracterizando? • indique o grau desse adjetivo (sc necessário, consulte a exposição teórica) • se lindíssima fosse trocada por “muito linda", a carga semântica do adjetivo seria reforçada ou atenuada?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
39
A - Os adjetivos louco e tolo se encontram no masculino e no singular pois servem para descrever o apaixonado, um único indivíduo (daí o singular) e do sexo masculino (daí o uso neste gênero).

B - Pode-se dizer que sim, pois a expressão "que sente ciúmes" caracteriza o apaixonado, podendo ser substituída, sem mudança de sentido, por ciumento.

C - O adjetivo caracteriza a expressão coisa, utilizada como substituta do céu da tarde, e está no grau superlativo.

Se o adjetivo fosse trocado pela expressão muito linda, a carga adjetiva seria atenuada, pois, em Português, é estabelecido que o grau superlativo é a forma mais intensa possível do adjetivo, de modo que a hierarquia é a seguinte: linda - muito linda - lindíssima.
Perguntas interessantes