Sociologia, perguntado por gyovanarossi44, 8 meses atrás

6) Leia com atenção o texto a seguir: (assinale uma alternativa apenas) “Em vez de pronunciar uma condenação sumária, devemos, pois, examinar com cuidado o papel da hipótese; reconheceremos, então, não só que ela é necessária, mas que, quase sempre, é legítima. Veremos, também, que existem diversas espécies de hipóteses: que umas são verificáveis e que, uma vez confirmadas pela experiência, se tornam verdades fecundas; que as outras, sem poder nos induzir a erro, podem nos ser úteis tornando mais preciso nosso pensamento; enfim, que outras só são hipóteses na aparência e não passam de definições ou de convenções disfarçadas. ”POINCARÉ, Jules Henri. A ciência e a hipótese. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1933. p. 15 e 16. O trecho do livro do famoso matemático francês Henri Poincaré trata de algo que é de importância vital para que a Sociologia consiga adquirir, como queria Auguste Comte, o status de ciência. A esse respeito, assinale a alternativa correta: *
1 ponto
a) Enquanto um conhecimento que se pretende científico, a prática de formulação de hipóteses se mostra imprescindível para a Sociologia.
b) A intenção de Auguste Comte, ao fundamentar suas ideias, é que a Sociologia adote os mesmos métodos da Física e da Biologia.
c) Auguste Comte, ao contrário de Poincaré, entende as hipóteses como irrelevantes para o conhecimento sociológico.
d) O texto trata das verdades absolutas, referindo-se ao conhecimento verdadeiro como algo que deve ser alcançado através das convenções.
e) Auguste Comte foi um crítico ferrenho dos métodos utilizados pelas ciências naturais, inclusive da formulação de hipóteses.

7) (Ueg 2012) “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra. ”GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137.Considerando-se as ideias pressupostas, o texto: *
1 ponto
a) afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais.
b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século.
c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa.
d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais.

8) (Ufu 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos. Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como: *
1 ponto
a) preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
b) relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
c) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
d) etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.
9) “Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas. Por exemplo, a floresta amazônica não passa para o antropólogo – desprovido de um razoável conhecimento de botânica – de um amontoado confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial. Ao invés de dizer como nós: “encontro-lhe na esquina junto ao edifício X”, eles frequentemente usam determinadas árvores como ponto de referência. Assim, ao contrário da visão de um mundo vegetal amorfo, a floresta é vista como um conjunto ordenado, constituído de formas vegetais bem definidas.”(LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008)O trecho acima foi escrito pelo antropólogo Roque de Barros Laraia e está relacionado com o conceito de: *
1 ponto
a) aculturação
b) etnocentrismo
c) eurocentrismo
d) relativismo
e) xenofobia

Soluções para a tarefa

Respondido por agatuigamer2
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Resposta:

desculpa

Explicação:

se eu soubesse eu te ajudava

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