6-Identifique as causas da Revolução Pemambucana
Soluções para a tarefa
Resposta:
Esse movimento foi motivado pela insatisfação popular com as péssimas condições de vida que existiam nessa época e, principalmente, pela insatisfação das elites locais, cujos interesses conflitavam com os da Coroa portuguesa
espero ter ajudado ʘ‿ʘ
Resposta:
De cunho emancipacionista, teve, entre suas causas, a crise econômica que atingia diretamente o comércio, a forte seca que assolava a região e as despesas e exageros da Corte recém-chegada ao Rio de Janeiro, que obrigava o Governo de Pernambuco a pagar pesados impostos para custeá-la.
movimentos revolucionários do período colonial brasileiro: a Revolução Pernambucana. De cunho emancipacionista, teve, entre suas causas, a crise econômica que atingia diretamente o comércio, a forte seca que assolava a região e as despesas e exageros da Corte recém-chegada ao Rio de Janeiro, que obrigava o Governo de Pernambuco a pagar pesados impostos para custeá-la.
Influenciado pelas ideias iluministas, disseminadas principalmente pela maçonaria e pelo Seminário de Olinda, o movimento ultrapassou a fase conspiratória e chegou a tomar, de fato, o poder, estabelecer um Governo Provisório e buscar apoio de outras províncias. Chegou ao fim após cerca de 75 dias, depois de sofrer dura repressão. Apesar de sua curta duração, deixou evidente o enfraquecimento do sistema colonial, que viria mais tarde a ser percebido em outros movimentos, culminando na Proclamação da Independência, em 1822.
Na exposição “Avante, Patriotas! 200 Anos da Revolução Pernambucana”, o visitante poderá ver reproduções de obras raras, como o quadro “Bênção das Bandeiras Republicanas”, do artista Antônio Parreiras; o retrato de D. João VI, do pintor e desenhista francês Debret; e a Escrivaninha de Frei Miguelinho; além de armas, móveis e objetos referentes à revolução.
As obras originais pertencem aos acervos do Ministério das Relações Exteriores e do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico, Arquivo Público Estadual e Museu da Cidade do Recife, todos do estado de Pernambuco. Além deles, também serão expostas reproduções de obras do Palácio da Redenção (PB), do Panteão da Pátria e do Ministério das Relações Exteriores.
A exposição faz parte da série Histórias não Contadas, na qual a Câmara apresenta a memória de determinados fatos desprezados ou omitidos pela história oficial. O objetivo é contribuir para que a história do Brasil não fique restrita aos circuitos acadêmicos e intelectuais, e que possa ser mais conhecida pela população.
Explicação:
espero ter ajudado, marca como melhor resposta pra me ajudar por favor