6. Explique o projeto de governo de cada um dos líderes abaixo: a) Lênin b) Trótski c) Stálin
Soluções para a tarefa
Resposta:
Lênin: Após alcançar o poder, os revolucionários de outubro realizaram uma série de mudanças interessadas em romper com os antigos alicerces que sustentavam a Rússia Czarista. Vários bancos e indústrias foram nacionalizados, os títulos de nobreza perderam o seu valor, as liberdades civis foram reorganizadas por novas leis e as forças armadas ganharam nova formação.
Outra transformação de suma importância foi a negociação de um acordo que determinasse a saída pacífica dos russos da Primeira Guerra Mundial. Assinado em 3 de março de 1918, o Tratado de Brest-Litovski alcançou tal objetivo por meio da liberação de regiões antes controladas pelo regime czarista. Desse modo, a saída russa do conflito acabou estabelecendo a formação de novas nações independentes como a Letônia, Lituânia, Estônia, Ucrânia, Polônia e Finlândia.
Após o fim dos conflitos, o governo de Lênin se deparou com as graves mazelas de um país completamente desgastado pelo atraso e pela guerra. Para que a situação vigente fosse contornada, Lênin anunciou um novo pacote de ações que integraria a chamada Nova Política Econômica (NEP). Essa nova política permitiu que algumas práticas de natureza capitalista fossem praticadas a fim de aquecer a economia do país. Em curto prazo, as liberdades oferecidas pela NEP conseguiram projetar a recuperação econômica do país.
Se, por um lado, a economia vivenciava essa situação de abertura, o contexto político russo se direcionava em sentido contrário. O Partido Comunista Russo passou a representar o governo do país e era reconhecido como a única agremiação política autorizada a funcionar. Uma nova constituição foi formulada e regiões vizinhas que também aderiram ao socialismo passaram a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), criada em 1923.
Trótski: No discurso da revolução, Trótski deixa de acreditar na unificação de todas as facções social-democratas, abandona sua trajetória anterior de socialista independente e junta-se ao partido bolchevique de Lenin destacando-se pelo seu talento como organizador e agitador, é eleito presidente do soviete de Petrogrado.
No ano de 1924, o governo russo foi seriamente abalado com a morte de Vladimir Lênin. A partir daquele momento, as conquistas concretizadas pelo sucesso da experiência revolucionária deveriam ser repassadas para as mãos de um novo líder. Foi nessa situação que os líderes políticos Leon Trótski e Josef Stálin disputaram entre si o controle da URSS. Tendo uma articulação política mais vigorosa e um discurso voltado para as questões internas do país, Stálin acabou assumindo o governo.
Stálin: O stalinismo foi o regime totalitário liderado por Josef Stalin, entre 1927 e 1953, na União Soviética. A ascensão de Stalin ao poder aconteceu depois da morte de Lenin, com o líder georgiano impondo um governo baseado no terror e marcado pela morte de milhões de pessoas, fosse por execuções sumárias, fosse em campos de trabalho forçado.
O stalinismo foi um regime totalitário que esteve no poder soviético por quase 30 anos. Algumas das características desse regime ainda ficaram impregnadas na União Soviética, embora outras tenham sido reformadas ou abandonadas quando esse regime acabou. As principais práticas desse regime são:
Imposição de um Estado de terror;
Economia planificada, isto é, centralizada no Estado;
Ação governamental baseada nos arbítrios do líder;
Forte propaganda política;
Nacionalismo extremo;
Culto à personalidade do líder;
Perseguição dos opositores por meio da execução ou do envio desses às gulags;
Perseguição contra a religião (igrejas fechadas e líderes religiosos presos ou mortos);
Militarização da sociedade
Manipulação das informações e censura.