ENEM, perguntado por feitosavan, 1 ano atrás

6) Existem diferenças anatômicas claras entre animais monogástricos e ruminantes que refletem em diferenças no aproveitamento dos diferentes tipos de alimentos utilizados durante a criação. Sobre algumas particularidades na alimentação de animais ruminantes e monogástricos, e com base nos conhecimentos apresentados na apostila da Unidade Curricular, analise as sentenças a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:

( ) Os animais monogástricos aproveitam os alimentos fibrosos como sua principal fonte de energia, por meio do rompimento da ligação da lignina propiciada pela hidrólise.
( ) Por carecer de um processo de fermentação eficiente em seu estômago, nenhum animal monogástrico é capaz de aproveitar eficientemente materiais fibrosos como capins, fenos e silagens.
( ) A fermentação realizada por microrganismos no rúmen permite que os ruminantes utilizem os materiais fibrosos, constituídos principalmente de celulose e hemicelulose, como sua principal fonte de energia.
( ) Os cavalos são animais ruminantes que apresentam adaptações em seu trato gastrointestinal, o que lhes permitem se alimentar de altas quantidades de alimentos concentrados como o farelo de soja.
( ) A principal função do fornecimento de concentrado para bovinos nas fases iniciais de desenvolvimento é o desenvolvimento das papilas do rúmen, graças à produção de ácidos graxos voláteis oriundos da sua fermentação.

Assinale a alternativa correspondente à sequência correta, de cima para baixo:

V, F, V, F, F.
V, V, V, V, F.
V, F, V, F, V.
F, F, V, F, V.
F, V, F, V, F.

Soluções para a tarefa

Respondido por ferretti
11

(F) Os animais monogástricos aproveitam os alimentos fibrosos como sua principal fonte de energia, por meio do rompimento da ligação da lignina propiciada pela hidrólise.  

Falso. Animais monogástricos são os animais que não são ruminantes, logo, alimentos fibrosos não se caracterizam como principais fontes de energia.


(F) Por carecer de um processo de fermentação eficiente em seu estômago, nenhum animal monogástrico é capaz de aproveitar eficientemente materiais fibrosos como capins, fenos e silagens.  

Falso. Os equinos, por exemplo, são animais monogástricos que aproveitam os alimentos fibrosos.


(V) A fermentação realizada por microrganismos no rúmen permite que os ruminantes utilizem os materiais fibrosos, constituídos principalmente de celulose e hemicelulose, como sua principal fonte de energia.  

Correto. Animais como as vacas e búfalos, por exemplo, retiram das fibras sua principal fonte de energia.


(F) Os cavalos são animais ruminantes que apresentam adaptações em seu trato gastrointestinal, o que lhes permitem se alimentar de altas quantidades de alimentos concentrados como o farelo de soja.  

Falso. Os equinos não são animais ruminantes, mas animais monogástricos.


(V) A principal função do fornecimento de concentrado para bovinos nas fases iniciais de desenvolvimento é o desenvolvimento das papilas do rúmen, graças à produção de ácidos graxos voláteis oriundos da sua fermentação.  

Correto. Alguns ruminantes recebem concentrados para acelerar o processo de formação das papilas do rúmen.

Perguntas interessantes