História, perguntado por kc9797485, 9 meses atrás

6) Esse texto reforça ou contraria o mito de que a conquista espanhola foi
rápida e fácil? Por qué?​

Soluções para a tarefa

Respondido por 3691abril
8

Conquista Espanhola

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, as Conquistas Espanholas não foram nada fáceis.

Para começar, Hermán Cortés, Conquistador do Império Azteca, nem foi financiado pelos Reis Católicos, já que estes acreditavam que o Império Azteca não passava de uma lenda como a Atlântida. Então, o Conquistador, com o próprio dinheiro e empréstimos de amigos, empreendeu uma expedição para o México, chegando em 1519.

Mas as dificuldades logo começaram. Primeiro, todos os povos Nauatles que encontrava, e que estavam subordinados ao Império, recusavam-se a dizer onde ficava a capital Tenochtitlán. Só uma rapariga Azteca que tinha sofrido muito na infância e havia sido dada como escrava, chamada Malinche, e que apaixonou pelo Conquistador é que indicou o caminho.

Depois de reunir um vasto exército com todos os povos sob o domínio Aztecas, entre os quais Zacatecas, Txaltecas, outros Nauatles e os Maias, que quase não tinham território à conta da expansão do Império Azteca, tentou-se aproximar do Tatloani Montezuma, que o que menos queria era uma guerra. Montezuma foi feito prisioneiro, e Hermán Cortés fez os seus filhos prometer que, se não incitassem os Aztecas a entrar em guerra, receberiam, eles e os descendentes que tivessem, uma pensão elevada vitalícia (o que ainda acontece hoje!).

Porém, Hermán Cortés teve de partir, para resolver problemas com Espanha, e, quando voltou, havia uma guerra instalada. Embora os Espanhóis tivessem cavalos e armas de fogo, e terem ensinado os seus aliados a usá-las, e do seu lado ter muitos mais soldados do que o lado Azteca, os Aztecas combatiam e dizimavam todos os inimigos. Montezuma foi morto, e, nessa noite, a chamada Notche Triste, os Espanhóis e aliados tentaram fugir, mas foram intercetados pelos Aztecas e a maioria mortos. Entretanto, o irmão de Montezuma tentava subir ao trono ilegalmente, enquanto os ministros expulsos procuravam recuperar o cargo. Os guerreiros Aztecas eram comandados pelo sobrinho de Montezuma, com 19 anos, mas nem assim os Espanhóis conseguiam vencer. Acabaram por fazer um cerco durante 7 meses, o mais longo de toda a História Mundial, e é de realçar que Tenochtitlán não se sustentava sozinha, pois todos os produtos vinham de terras próximas. Mas nem assim. Aztecas continuavam a vencer os Espanhóis e estavam determinados a exterminá-los, como fizeram com os Toltecas, há três séculos atrás.

É claro que há explicação mitológica para isto. Os Aztecas seriam filhos de Huitzolpochtli, ou Mexi, Deus do Sol e da Guerra. Este Deus teria sido um guerreiro do Mundo anterior (os Aztecas acreditavam que tinha havido um Universo anterior a este, que terminara com uma grande guerra, por os Deuses terem deixado de receber sacrifícios) que combatera até à morte a defender o seu povo, e continuara sempre a adorar a Deusa Virgem. Quando morreu e o Universo acabou, Mexi foi salvo por esta Deusa, que o ressuscitou e cuidou dele até estar preparado para controlar os seus novos poderes. Ele terá adotado os Aztecas como os seus filhos, protegendo-os. É por isto que os Aztecas conseguiriam vencer todas as batalhas que travassem.

A derrota dos Aztecas só aconteceu em 1521, quando foram dizimados por uma epidemia inexplicável de tifo (já que o tifo não era uma doença particularmente vulgar na Europa).

Já com os Maias, os Espanhóis reinvidicaram o seu Império por os terem ajudado a acabar com o domínio Azteca. Houve bastante resistência, mas nada a ver com a dos Aztecas, e, em 1522, havia o Império Maia fim.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, escreve nos comentários que eu respondo.

Anexos:
Perguntas interessantes