6) Entre os fatores que colaboraram para a abdicação do czar Nicolau II, em fevereiro de 1917, NÃO estão: a) Rebeliões populares, greves gerais, crises de desabastecimento e atuação de sovietes no campo e nas cidades. b) Revoltas armadas de soldados contra seus comandantes e deserções. c) O desgaste gerado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial que gerou, entre outras consequências, inflação desenfreada e redução da produção agrícola. d) A participação intensa do Soviete de Petrogrado, controlado pelos girondinos e socialistas revolucionários que, assumiu a liderança e pressionou o Parlamento Russo a criar um novo governo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA a) Rebeliões populares, greves gerais, crises de desabastecimento e atuação de sovietes no campo e nas cidades.
Explicação:Já antes de 1905, o Império Russo passava por uma grave crise política. Desde a emancipação dos servos (1861), o país vivia uma rápida transição do feudalismo para o capitalismo. Os servos haviam sido libertados e passaram a ter o direito de comprar as terras onde trabalhavam. Entretanto, o ressarcimento devido aos seus senhores, como compensação dos direitos recém-adquiridos, os levaram, na prática, a permanecer na mesma situação de miséria.
A construção da Ferrovia Transiberiana e as mudanças econômicas levadas adiante por Sergei Witte atraíram o capital estrangeiro e estimularam uma rápida industrialização nas regiões de Moscou, São Petersburgo, Baku, bem como na Ucrânia, suscitando a formação de um operariado urbano e o crescimento da classe média. Essas classes eram favoráveis a reformas democráticas no sistema político. Entretanto, a nobreza feudal e o próprio czar procuraram manter o absolutismo russo e sua autocracia intactos a qualquer custo.
Finalmente, o desempenho desastroso das forças armadas russas na Guerra Russo-Japonesa (1904 - 1905) intensificou essas contradições e precipitou os acontecimentos, sendo essa derrota considerada como causa imediata da Revolução de 1905.