6. Entre as fontes não renováveis de energia, o carvão mineral é a mais abundante, principalmente no
Hemisfério Norte. Além disso, segundo estimativas quando o petróleo se esgotar, as reservas de carvão
ainda terão uma vida útil muito longa, em torno de um século.
Apresente os quatro estágios do carvão mineral e explique a sua composição e a importância da hulha para a indústria.
Soluções para a tarefa
Turfa
É um material composto de camadas com restos de vegetais, como galhos e raízes bem conservados. É o primeiro estágio da formação do carvão, formado num tempo geológico relativamente curto. Apesar de inflamável, não é usado como combustível nas indústrias, por conter baixo teor de carbono.
É reconhecido o seu poder de absorver e isolar outros compostos de hidrocarbonetos, desse modo é usado em derramamentos de petróleo.
Linhito
Na etapa seguinte à turfa é formado o primeiro tipo de carvão chamado linhito. Nesse estágio, a massa vegetal está mais compacta e com maior teor de carbono, formando uma massa escura. Por suas características é empregado na siderurgia.
Hulha
A hulha é composta de restos vegetais parcialmente conservados, elementos voláteis, minerais e água. Seu teor de carbono é maior do que o linhito (cerca de 80%), e é empregada tanto como combustível quanto como redutor de óxidos de ferro. Além disso, possui impurezas usadas para produzir substâncias de emprego industrial.
A partir da hulha pode ser produzido o coque através de processos artificiais. Aquece-se o carvão em ambiente fechado, sem que ele entre em combustão. O coque produzido desse modo é muito utilizado nas indústrias modernas.
Antracito
O antracito é o estágio mais puro e com maior teor de carbono, além disso possui poucos elementos voláteis. Apresenta cor preta e brilhante e alto poder calorífico, queimando mais lentamente e produzindo pouca fuligem, o que o torna mais caro.