Geografia, perguntado por Vitoriasousa886, 1 ano atrás

6. (Enem-MEC)Leia os textosIeII. Na leitura do fragmento do texto "Antigamente" constata-se, pelo emprego de palavras obsoletas, que itens lexicais outrora produtivos não mais o são no português brasileiro atual. Esse fenômeno revela que a) a língua portuguesa de antigamente carecia de termos para se referir a fatos e coisas do cotidiano. b) o português brasileiro se constituiu evitando a ampliação do léxico proveniente do português europeu. c) a heterogeneidade do português leva a uma estabilidade do seu léxico no eixo temporal. d) o português brasileiro apoia-se no léxico inglês para ser reconhecido como língua independente. e) o léxico do português representa uma realidade linguística variável e diversificada.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
291
Vamos resolver cada alternativa da questão por vez para poder apontar ao final a resposta correta:

a) Falsa. Claramente os termos utilizados no texto tinham as respectivas referências antes de se tornarem obsoletos devido à natural evolução da língua.

b) Falsa. Não se trata se ampliação, mas sim de adaptação à uma diferente realidade e cultura.

c) Falsa. O próprio texto deixa evidente a evolução da língua.

d) Falsa. Ambas as línguas são bem distintas.

e) Verdadeira. Trata-se precisamente do evidenciado.

Como a única alternativa verdadeira é a e, trata-se da resposta correta da questão.
Respondido por Larissa098Domenico
39

Resposta:

O texto faz uso de palavras que não são mais utilizadas no português brasileiro atual. Isso demonstra que a língua portuguesa encontra-se em constante mudança (mobilidade linguística), logo, despreza alguns termos e incorpora outras novas formas e usos. A opção E comprova essa afirmação ao informar que a realidade linguística é variável e diversificada.

RESPOSTA CORRETA: letra E)o léxico do português representa uma realidade linguística variável e diversificada.

Perguntas interessantes