Filosofia, perguntado por gnicassop7nr6n, 10 meses atrás

6.Em nós, manifesta-se sempre uma e a mesma coisa, vida e morte, vigília e sono, juventude e velhice. Pois a mudança de um dá o outro e reciprocamente. Heráclito, fragmento 88. In: BORNHEIM, G. A. (Org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Editora Cultrix, 1998. p. 41. Assinale a alternativa que explica o fragmento de Heráclito.

(1 Ponto)

(A) A oposição é a afirmação da força irracional que sustenta o mundo e explica a constante mudança de tudo que existe.

(B) A oposição dos contrários nada mais é que o equilíbrio das forças, pois no mundo tudo é uno e constante, tudo mais é apenas ilusão.

(C) A mudança permite afirmar que a constância do mundo das ideias é a única realidade, na qual as essências determinam tudo.

(D) A oposição é a confirmação de que a realidade é o eterno fluxo de mudanças, e da tensão dos contrários nasce a harmonia e a unidade do mundo.

Soluções para a tarefa

Respondido por euzinha05
86

(A) A oposição é a afirmação da força irracional que sustenta o mundo e explica a constante mudança de tudo que existe. (FALSO)

(B) A oposição dos contrários nada mais é que o equilíbrio das forças, pois no mundo tudo é uno e constante, tudo mais é apenas ilusão. (FALSO)

(C) A mudança permite afirmar que a constância do mundo das ideias é a única realidade, na qual as essências determinam tudo. (FALSO)

(D) A oposição é a confirmação de que a realidade é o eterno fluxo de mudanças, e da tensão dos contrários nasce a harmonia e a unidade do mundo.  (CORRETO)

Respondido por marigiorgiani
20

(D) A oposição é a confirmação de que a realidade é o eterno fluxo de mudanças, e da tensão dos contrários nasce a harmonia e a unidade do mundo.

Heráclito foi um filósofo grego que afirmava que "tudo está em movimento", de forma que você não pode se banhar duas vezes no mesmo rio pois quando você entra no rio pela segunda vez, aquele rio não é mais o mesmo e nem você é mais o mesmo. Ou seja, o mundo é contínuo e móvel, e vive em uma constante transformação.

O "eterno devir" foi o conceito empregado por Heráclito para indicar o movimento do mundo, que está nessa constante e imprevisível mudança. Ou seja, a oposição confirma a ideia de transformação e fluxo.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/25729153

Anexos:
Perguntas interessantes