Direito, perguntado por caricatti1009, 11 meses atrás

6- Em fevereiro de 2016, Valdemar, que era empregado pelo regime celetista e recebia um salário mínimo de sua empregadora, foi demitido e, 30 dias depois, condenado a pena de prisão em regime fechado. Ele é casado com Idalina, com quem tem dois filhos menores.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue, com base nos regramentos previdenciários acerca do auxílio-reclusão.

Como Valdemar é segurado de baixa renda da previdência social, ele e seus dependentes fazem jus ao recebimento do valor correspondente ao auxílio-reclusão, que é de um salário mínimo, a ser rateado entre eles.

a) Certo

b) Errado

Soluções para a tarefa

Respondido por DaySun
0

Com base no texto apresentado, é possível afirmar que apenas os dependentes de Valdemar fazem jus ao recebimento do valor correspondente ao auxílio-reclusão, que é de um salário mínimo, a ser rateado entre eles, sem incluir o próprio Valdemar. Portanto, é errado o que estabelece a afirmação da questão.

Alternativa B - Errado.

Para compreendermos melhor, importante aprendermos um pouco mais sobre auxílio-reclusão.

O que é auxílio-reclusão?

O auxílio-reclusão é um benefício para pessoas dependentes do trabalhador urbano de baixa renda que esteja preso em regime fechado ou em regime semiaberto.

Para ter direito a este benefício o trabalhador deverá ter 24 meses de atividade urbana reconhecida pelo INSS, e não poderá receber salário/ benefício do INSS durante a prisão.  O valor do benefício corresponderá à média das suas contribuições nos 12 meses antes de ser preso.

Portanto, o auxílio-reclusão será devido, nas mesmas condições da pensão por morte, aos dependentes do segurado recolhido à prisão, que não esteja recebendo remuneração da empresa nem esteja no gozo de auxílio-doença, de aposentadoria ou de abono de permanência em serviço.

Saiba mais sobre auxílio-reclusão em: https://brainly.com.br/tarefa/53938497

#SPJ1

Anexos:
Perguntas interessantes