6)Durante a Baixa Idade Média (séculos XI a XIV), o Ocidente importou, com regularidade e intensidade crescentes, especiarias de áreas e civilizações não cristãs. Essas mercadorias eram
(A) adquiridas por meio de escambo (trocadas por quinquilharias) ou por roubo dos povos produtores, como na costa ocidental da África.
(B) compradas com moedas nos portos do Mediterrâneo oriental, ou trocadas por tecidos de lã, provenientes de Flandres e das cidades do norte da Itália.
(C) obtidas com exclusividade pelos bizantinos, os quais as revendiam, igualmente com exclusividade, aos mercados venezianos.
(D) vendidas nos portos europeus pelos comerciantes árabes, depois de trazidas do Oriente por caravanas de camelos.
Questão 07 - As transformações da Baixa Idade Média (século XI ao XV) apresentam-se ligadas entre si e atuando umas sobre as outras. Assim se apresentam os movimentos comercial, urbano e cultural. Na Península Itálica, as atividades culturais, sobretudo artísticas, foram estimuladas pela
(A) ascensão dos movimentos que se contrapunham à Igreja Católica Romana.
(
B)diversificação das atividades econômicas e transformações sociais nos principais centros urbanos.
(C) cultura teocêntrica sujeita à motivação moralista e escolástica do mundo medieval.
(D) capacidade de integração dos árabes com povos dominados da Europa Oriental.
Questão 8 - - Com o crescimento comercial, na Baixa Idade Média, a Europa atravessou períodos de pânico coletivo, provocados por manifestações endêmicas ou epidêmicas da peste bubônica . A disseminação de várias dessas doenças era facilitada, entre outros motivos, pela
a) condição precária de higiene, enfrentada principalmente pelos habitantes das cidades.
b) crença de que as epidemias não podiam ser combatidas, pois advinham da vontade divina.
c) dificuldade de contato e comunicação entre as populações do continente europeu.
d) proibição religiosa das pesquisas médicas e científicas durante toda a Idade Média.
Questão 9 - Analise o texto. Os promotores das cruzadas e os cruzados haviam se colocado, pelo menos, três objetivos. A conquista da Terra Santa de Jerusalém, a ajuda aos bizantinos e a união da cristandade contra os infiéis. Mas nenhum desses objetivos havia sido alcançado plenamente. Nas palavras de um importante historiador da Idade Média: "se os cruzados são os grandes perdedores da expansão cristã no século XII, os grandes ganhadores foram em definitivo, os comerciantes" .Quando refere-se ao contexto histórico da Baixa Idade Média, o autor deixa implícito a ideia de que as cruzadas
(A) tiveram uma papel fundamental na expansão territorial européia, o que contribuiu para resolver os problemas decorrentes da escassez de terras.
(B) permitiram a difusão dos valores religiosos cristãos entre os povos pagãos, o que explica o aumento de poder da Igreja católica sobre as regiões conquistadas.
(C) foram responsáveis pela expulsão dos judeus da região da Palestina, o que comprova o fato de eles terem sido submetidos durante muito tempo pelos cristãos.
(D) provocaram transformações na economia, estimulando a ação de mercadores que se aproveitaram das viagens para criarem novas atividades econômicas.
Me ajudem pfv
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Olá Sophia tudo bem?
Só sei a questão 6 que é a B
Explicação:
Desculpas pelas outras não sei
Perguntas interessantes