Biologia, perguntado por daylane237, 1 ano atrás

6. Diferencie mitose de meiose.
7. Diferencie meiose I de meiose II.
8. Quais as fases de separação da meiose? Descreva-as.​

Soluções para a tarefa

Respondido por jessleao
2

Resposta:

6) Na mitose, o processo de divisão celular resulta em duas células-filhas geneticamente idênticas, que se desenvolvem a partir de uma única célula-mãe.  Já na meiose a divisão de uma célula envolve duas fissões do núcleo, dando origem a quatro células sexuais, cada uma com metade do número de cromossomos da célula original.

7) A meiose I reduz o número de cromossomos à metade através da separação dos cromossomos homólogos, sendo que cada célula receberá apenas um cromossomo do par. Já a meiose II, chamada de etapa equacional, é parecida com a mitose, visto que conserva o número de cromossomos das células haploides, distribuindo-os nas células-filhas.

8) FASES DE SEPARAÇÃO MEIOSE I:

Prófase I → é uma fase muito extensa, constituída por cinco subfases: leptóteno zigóteno paquíteno diplóteno e diacinese;

Metáfase I → os cromossomos ficam agrupados na região equatorial da célula, associados às fibras do fuso;

Anáfase I → encurtamento das fibras do fuso, deslocando os cromossomos homólogos para os polos da célula. Nessa fase, não há separação do centrômero (ponto de ligação das cromátides irmãs em um cromossomo);

Telófase I → desespiralizarão dos cromossomos, retornando ao aspecto filamentoso, havendo também o reaparecimento do nucléolo, bem como da carioteca, e divisão do citoplasma (citocinese), originando duas células haploides;

FASES DE SEPARAÇÃO MEIOSE II:

Prófase II → os cromossomos voltam a se condensar, e o nucléolo e a carioteca desaparecem novamente. Os centríolos duplicam-se e dirigem-se para os polos, formando o fuso acromático.

Metáfase II → os cromossomos organizam-se no plano equatorial, com suas cromátides ainda unidas pelo centrômero, ligando-se às fibras do fuso.

Anáfase II → separação das cromátides irmãs, puxadas pelas fibras em direção a polos opostos.

Telófase II → aparecimento da carioteca, reorganização do nucléolo e divisão do citoplasma, completando a divisão meiótica e totalizando 4 células filhas haploides.

Explicação:

Perguntas interessantes