Química, perguntado por thaliamarcos6659, 6 meses atrás

6.descreva sucintamente sobre as vias metabólicas gerais para a produção de acetil-coa a partir de açúcares e gorduras.

Soluções para a tarefa

Respondido por jeferson14jh
3

As principais vias metabólicas envolvidas na produção de acetil-CoA são:

  1. β - Oxidação de ácidos graxos: sendo a maior fonte de acetil-CoA do corpo, é a via responsável pela degradação dos lipídeos (gorduras).
  2. Glicólise: sequência de reações onde a glicose (açúcar) é oxidada a piruvato, que por sua vez pode ser transformado em acetil-CoA.

Vias metabólicas

O mapa metabólico é extenso, complexo e representa as vias metabólicas que acontecem em nosso corpo. Basicamente é um resumo das reações químicas que nos mantém vivos. As vias envolvidas na produção de acetil-CoA são glicólise e lipólise.

Na glicólise, a molécula de glicose passa por um total de 10 reações químicas sequenciais e reguladas que promovem a quebra dessa molécula, formando 2 NADH, 2 ATP e 2 moléculas de piruvato. O piruvato em condições aeróbias é então convertido em acetil-CoA, que entra no ciclo de Krebs para seguir na via de produção de ATP.

A lipólise envolve a mobilização dos triglicerídeos (TGCD) armazenados nos adipócitos. Esses TGCDs são quebrados em ácido graxo e glicerol. Os ácidos graxos liberados são transportados no sangue ligados à albumina e direcionados aos tecidos que realizam a β - oxidação, transformando-os em acetil-CoA e utilizando como fonte de energia.

Leia mais sobre metabolismo de lipídeos em: https://brainly.com.br/tarefa/25272841

#SPJ4

Respondido por ShinyComet
12

O Acetil-CoA (Acetil Coenzima A) é um dos compostos mais importante para o nosso metabolismo e é o resultado da oxidação completa dos Lípidos, dos Carboidratos e das Proteínas, ainda que em menor quantidade.

A sua função mais importante é a intervenção no Ciclo de Krebs, onde reage com o Oxaloacetato para regenerar o Citrato, permitindo que o ciclo continue indefinidamente, mas possui outras funções ligadas, por exemplo, à regulação.


A formação de Acetil-CoA através dos Açúcares começa com a Glicólise, que transforma a Glicose em Piruvato:

\begin{array}{c}\rm Glicose\\\hspace{0.74in}\bigg\downarrow{Hexocinase}\\\rm Glicose-6-fosfato\\\bigg\downarrow\\\rm Frutose-6-fosfato\\\hspace{1.16in}\bigg\downarrow{Fos\!f\!o\!f\!rutocinase\;1}\\\hspace{1.74in}\rm Frutose-1{,}6-difosfato\longrightarrow Dihidroacetona{-}fosfato\\\hspace{1.46in}\bigg\downarrow\hspace{1.385in}\Bigg\uparrow\\\hspace{0.83in}\text{Gliceralde\'ido-3-fosfato}\;\;\longleftarrow\!\!\!-\!\!\!-\!\!\!-\!\!\!-\!\!\!-\!\!\!-\!\!\!\!\!\!-\!\!\!\!\!-^|\\\bigg\downarrow\\\rm1,3-difosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm3-fosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm2-fosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm Fosfoenolpiruvato\\\hspace{1.05in}\bigg\downarrow{Piruvato\;Cinase}\\\rm Piruvato\end{array}

Depois disto, o Piruvato reage com a Coenzima A (CoA-SH), na presença de NAD⁺, dando-se a redução do NAD⁺ em NADH, e a oxidação do Piruvato a Acetil-CoA, com libertação de Dióxido de Carbono.


A formação de Acetil-CoA a partir das Gorduras é um pouco mais complexa, devido ao metabolismo que fazemos dos Lípidos, onde estes são digeridos em Ácidos Gordos e Glicerol.

Ambos os compostos podem originar Acetil-CoA, mas por vias bastante diferentes.

Começando pelo Glicerol, este pode ser convertido a Piruvato de uma forma semelhante à Glicose:

\begin{array}{c}\rm Glicerol\\\hspace{1in}\bigg\downarrow{Glicerol\;Cinase}\\\rm Glicerol{-}3{-}Fosfato\\\hspace{2.265in}\bigg\downarrow{Glicerol{-}3{-}Fosfato\;Desidrogenase}\\\rm Dihidroacetona{-}fosfato\\\bigg\updownarrow\\\text{Gliceralde\'ido-3-fosfato}\\\bigg\downarrow\\\rm1,3-difosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm3-fosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm2-fosfoglicerato\\\bigg\downarrow\\\rm Fosfoenolpiruvato\\\hspace{1.05in}\bigg\downarrow{Piruvato\;Cinase}\\\rm Piruvato\end{array}

Da mesma forma que no caso da Glicose, também aqui o Piruvato é oxidado a Acetil-CoA na presença de NAD⁺.

Já no caso dos Ácidos Gordos, estes podem ser transformados em Acetil-CoA por Beta-oxidação.
Este é um processo mais lento e cíclico, que vai removendo pares de Carbonos dos Ácidos Gordos, sob a forma de grupos Acetilo que se ligam à CoA, formando Acetil-CoA.

O primeiro passo é a ligação do Ácido Gordo ao Acetil-CoA:

\text{\'Acido Gordo}\xrightarrow{\;\;\acute{A}cido\;Gordo-CoA\;Ligase\;\;\;}\text{\'Acido Gordo-CoA}

De seguida, este composto entra num ciclo de reações:

\begin{array}{c}\text{\'Acido Gordo-CoA}\xrightarrow{Acetil-CoA\atop Desidrogenase}\rm Trans{-}\Delta^2{-}enoil{-}CoA\\\hspace{0.5in}\Bigg\uparrow{Tiolase\atop -\;2\;C}\hspace{1.5in}\Bigg\downarrow{Acetil-CoA\atop Desidrogenase}\\\rm 3{-}cetoacil{-}CoA\xleftarrow{Hidroxiacil{-}CoA\atop Desidrogenase}\rm L{-}3{-}hidroxiacil{-}CoA\\\Bigg\downarrow{Tiolase\atop}\hspace{1.8in}\\\rm Acetil-CoA\hspace{2.25in}\end{array}

A cada ciclo, é produzido um Acetil-CoA e o restante do Ácido Gordo, com menos 2 átomos de Carbono, volta a passar pelo ciclo, até que possua apenas 2 Carbonos. Neste ponto, o Ácido Gordo deixa o ciclo na forma de Acetil-CoA.



Podes ver mais exercícios sobre metabolismo humano em:

  • https://brainly.com.br/tarefa/53154511
  • https://brainly.com.br/tarefa/53154751
  • https://brainly.com.br/tarefa/52132409
Anexos:
Perguntas interessantes