Biologia, perguntado por eaesabris, 7 meses atrás

6* Biotecnologia é o estudo e desenvolvimento de organismos
geneticamente modificados e sua utilização para fins
produtivos.
Ou seja, é a tecnologia baseada na biologia, sendo usada
principalmente na agricultura, ciência dos alimentos e
medicina. A seguir apresento alguns tópicos sobre assuntos
desta área.
Terapia Gênica/Clonagem/ Célula tronco / Transgênico
Diante dos fatos, faça uma pesquisa em seu caderno sobre o
uso da biotecnologia (aspectos positivos e negativos).​

Soluções para a tarefa

Respondido por luishkhouri
1

Resposta:

Bom, a biotecnologia é extremamente promissora a curto, médio e longo prazo, já que pode aumentar a capacidade de produção de onde for aplicada e também sua sustentabilidade.

---------------Aspectos positivos---------------

Inativação de genes relacionados ao surgimento de doenças como câncer, diabetes, hipertensão arterial, dentre inúmeras outras, pode proporcionar um aumento significativo da saúde da população, sem apresentar efeitos colaterais ou negativos, do mesmo jeito que células tronco podem curar doenças ou lesões (como a de paralíticos) já avançadas.

Também temos o aumento de producões quando a biotecnologia é aplicada na agricultura, como por exemplo nos trangênicos, nós aplicamos a resistência de um vegetal muito resistente em uma fruta delicada, e assim a tornamos resistente às pragas, e ainda por cima poupamos a natureza em questão da redução dos agrotóxicos, uma vez que deixamos de usa-los muitas vezes

---------------Aspectos negativos---------------

A maioria dos aspectos negativos são subjetivos, ou estão relacionados à ética, como o uso de células tronco, uma vez que uma fonte de células tronco vem de embriões, e a retirada implica em um aborto.

Outro aspecto negativo nos leva à incerteza da eficiência de tal tecnologia, uma vez que novas tecnologias ainda não têm muito tempo de prova, como por exemplo, a clonagem, uma vez que feita a primeira vez, o animal clonado morreu em pouquissimo tempo.

Além disso, é algo relativamente perigoso, uma vez que podemos criar bactérias ou fungos superresistentes, ou mesmo animais e vegetais que podem desequilibrar o meio ambiente agindo como uma espécie invasora, se tornando uma praga

Resumindo, os aspectos negativos da biotecnologia se atem mais à ética e aos perigos de acidentes

Perguntas interessantes