Geografia, perguntado por Vinícyus14, 5 meses atrás

6.A urbanização gera enormes problemas, deteriora o ambiente urbano, provoca a desorganização social, com carência de habitação, desemprego, problemas de higiene e de saneamento básico. Modifica a utilização do solo e transforma a paisagem urbana. A solução desses problemas obtém-se pela intervenção do poder público, que procura transformar o meio ambiente e criar novas formas urbanas. Dá-se então a urbanificação, processo deliberado de correção da urbanização, ou na criação artificial de núcleos urbanos [...]. (SILVA, 1997, p.21)

Sobre esse processo no Brasil, marque a alternativa mais adequada:Leitura Avançada
(10 Pontos)

A industrialização acelerou o processo de desenvolvimento urbano, intensificou a mecanização do campo e assegurou à população grandes conquistas sociais

No Brasil o intenso êxodo rural e a carência de empregos nos setores, secundário e terciário, trouxeram consequências como a expansão das favelas, o crescimento da economia informal e, em muitos casos, o aumento do contingente de população pobre.

As metrópoles brasileiras modernas não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo.

A urbanização brasileira, com seu caráter metropolitano, indica definitivamente a passagem de nosso país para o estágio de país desenvolvido e moderno. Sabe-se que todos os países considerados desenvolvidos são aqueles que apresentam elevados índices de urbanização

O rápido processo de metropolização, observado já a partir dos anos 1900, conduziu um acelerado crescimento urbano no país, fato que possibilitou uma melhor ocupação do espaço urbano e dos acessos aos bens e serviços pela maioria da população citadina


menosnoveandares: alguém responde aí, preciso da resposta pra hj

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
6

Analisando as assertivas acima acerca do processo de urbanização do Brasil, pode-se assinalar a alternativa b como a correta.

Isso porque diante do processo de urbanização do cenário nacional, observou-se que a construção de novas moradias promoveu o aumento da especulação imobiliária, corroborando com o desemprego local, e com as adversidades sociais vigentes nessa população, que passou a viver em regiões favelizadas.

Perguntas interessantes